Prefeitura assina ordem de serviços para reforma e ampliação da EMEFTI Professora Arlene Geraldo

Autoridades presentes na assinatura da Ordem de Serviços

A Prefeitura de Nova Venécia – ES, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, através do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), assinou nesta terça-feira (16), a ordem de serviços da Reforma e Ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral “Professora Arlene Geraldo”, localizada no Bairro Flora Park.

A Cerimônia aconteceu na quadra da escola e contou com a presença do Vice-Prefeito, representando o prefeito, Secretária Municipal de Educação, Vereadores, Representante da Superintendência Regional de Educação – SRE, Diretor Geral da Multivix, Secretários Municipais, Equipe de profissionais e trabalhadores da escola, representantes de pais e responsáveis, Presidente do Conselho de Escola, representante dos alunos e representantes da empresa JRS Construtora, responsável pela execução da obra.

Serão investidos R$ 582.550,00 (quinhentos e oitenta e dois mil, quinhentos e cinquenta reais) na obra, recursos provenientes do Governo do Estado, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI).

“Primeiramente, gostaria de justificar a ausência do Prefeito, que se encontra em uma agenda importante fora do município, junto ao Governador em exercício. É uma parceria importante entre a Prefeitura de Nova Venécia e o Governo do Estado do Espírito Santo e com todo o apoio da Câmara de Vereadores, a quem eu gostaria de agradecer. Nosso desejo é de que essa obra venha contribuir ainda mais para a educação dos alunos nessa comunidade escolar. Estendo ainda meus cumprimentos à família da Professora Arlene Geraldo, que deixou um grande legado na educação de nosso município!”, ressalta o Vice-Prefeito.

Segundo a Secretária Municipal de Educação “a proposta apresentada pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) contribui para o cumprimento da Meta 6 do Plano Municipal de Educação, por isso a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a adesão ao PROETI, para oferecer aos nossos estudantes além do que pede a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), são desenvolvidas  atividades diversificadas. Toda essa movimentação é para oferecer uma educação em tempo integral, diferenciada e de qualidade aos nossos estudantes.”

O Complexo Educacional de Tempo Integral foi concluído no ano de 2008, pelo então prefeito Walter De Prá, ficando sem utilização pelo poder público por alguns anos.

Em 2013, começou a funcionar no local o Polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB) e também o Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo).

No ano de 2017, os estudantes do 6° ao 9° ano da EMEF “Tito dos Santos Neves”, foram remanejados para o prédio onde hoje funciona o tempo integral, sendo denominada popularmente como Tito Polo UAB.

Somente em 2022, foi criada oficialmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Professora Arlene Geraldo, sendo feita a adesão ao PROETI, que iniciou suas atividades do tempo integral no ano de 2023, passando a ocupar em sua totalidade o prédio.

A EMEFTI Professora Arlene Geraldo, além dos componentes curriculares comuns, oferta as eletivas, que são componentes curriculares da parte diversificada do currículo.

Tratam-se de aulas temáticas, propostas e elaboradas pelos professores  e estudantes, baseadas nos Projetos de Vida de cada aluno e possibilitam a ampliação, diversificação e aprofundamento nos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com a Diretora da Escola “os alunos podem optar pelas seguintes eletivas: O CAMINHO DAS MÃOS VAZIAS – KARATÊ DO; ANIMES, MANGÁS E QUADRINHOS; DE BEM COM A VIDA; FOTOGRAFIA – REVELANDO OLHARES; OLHARES, COSTUMES E CULTURA AFRO-BRASILEIRA; RODA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE POEMAS; LABORATÓRIO DIGITAL; CULTURA POPULAR BRASILEIRA; JOGOS EDUCATIVOS; CURIOSIDADES – VOCÊ SABIA??; DO FIO AS MIÇANGAS – REPRESENTADOS PELOS SENTIMENTOS GUARDADOS e; AS ESTRELINHAS CRIATIVAS.”

A EMEFTI Professora Arlene Geraldo conta ainda com a parceria das Secretarias Municipais Cultura e Turismo e de Educação, que implantaram no ano passado, o projeto “Banda Marcial na Escola”, denominada Banda Marcial Professora Arlene Geraldo, sob regência do Subtenente da Reserva, Maestro Matheus Bonifácio.

Fala do Vice-Prefeito e Secretário de Obras, representando o Prefeito

Filha da Professora Arlene Geraldo

Representante da Câmara de Vereadores

Presidente da Câmara de Vereadores