Palestra conta história de um dos primeiros juízes negros a atuar no ES

Dando sequência às ações do Projeto “Novembro Negro”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza em parceria com o Professor/Historiador Rogério Frgério Piva e Secretaria Municipal de Educação uma sequência de palestras com o tema “Dr. Adalton Santos: De Juiz de Direito a Patrono de Escola”.

A primeira palestra aconteceu hoje 10 de novembro, às 13:30hs. no anexo Casa de Pedra com a presença de professores e alunos da EMEF Dr. Adalton Santos.

As próximas palestras estão previstas para acontecerem nos dias 17 e 24 de novembro. Segundo o Professor e Historiador Rogério Frigério Piva, “a palestra apresenta alguns traços da biografia do Dr. Adalton Santos (1919-1971) um dos primeiros juízes negros a atuar no Espírito Santo. Partindo do fato de que até hoje é reverenciado por todos os que conviveram com ele e que sua trajetória apresenta uma história de superação do preconceito racial e até religioso e de alguém que, tendo origem negra e humilde, viu na educação um caminho para a ascensão social e econômica.

Uma figura tão carismática que se tornou nome de logradouros e de escola nos municípios de Castelo, Nova Venécia e Vila Velha, em que nasceu, onde atuou e onde vivia quando morreu e foi sepultado. Por fim, ressalta o Professor que o objetivo é levantar o véu do esquecimento sobre a vida deste professor e juiz que, superando as adversidades da vida e o preconceito racial, cultivou amigos e admiradores por onde passou, deixando um exemplo de vida que pode inspirar a outros e, sobretudo, fazer com que os alunos e a comunidade em geral conheçam quem foi o Dr. Adalton Santos.”