Ordem de serviço para construção de segunda subestação de energia é assinada pela EDP e Prefeitura de Nova Venécia

O prefeito de Nova Venécia esteve na manhã desta quarta-feira (12), na sede da EDP Escelsa em Vitória juntamente com o diretor da empresa, para assinar a ordem de serviço das obras de execução de implantação da segunda Subestação de Energia Santa Helena.

O empreendimento beneficiará cerca de 09 mil moradores de parte de Nova Venécia e Vila Pavão, e conta com um investimento da ordem de R$ 4,6 milhões e proporcionará a geração de 100 postos de trabalho diretos e indiretos durante às obras. A subestação será erguida em uma área de 1,7 mil metros quadrados, na localidade de Santa Helena e está prevista para entrar em operação em sete meses.

A subestação eleva a capacidade do sistema energético e foi planejada para ampliar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico local. “Quero agradecer a EDP, por este investimento, também o trabalho ágil das secretarias de Obras e Meio Ambiente pela liberação rápida dos alvarás e licenças para construção dessa obra que inicia na próxima semana. O empreendimento que vai gerar empregos e levar qualidade de vida aos moradores”, disse o prefeito de Nova Venécia.

“A EDP reforça o compromisso com o estado do Espírito Santo que é modernizar as subestações e linhas de transmissão de energia para suportar o aumento da demanda destacando a qualidade da operação. Essa é a segunda subestação sediada em Nova Venécia e se junta às outras 97 subestações que compõe a rede de distribuição em todo estado do Espírito Santo”, disse o diretor da EDP.

Subestação Santa Helena

A subestação contará com dois níveis de tensão (69/13,8 kV), um transformador de 6,67 MVA distribuídos em dois alimentadores de média tensão, trazendo maior confiabilidade e qualidade para os clientes atendidos na região. A operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizadas, as unidades possuem sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contam com vídeo-monitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COl visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.