Nova Venécia sedia 1º Encontro do Grupo de Trabalho da Educação Especial da Undime

Dirigentes municipais e técnicos pedagógicos recebem mimos confeccionados por alunos da Apae durante oficinas de artesanato

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última sexta-feira (17), recebeu os municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Mucurici e Sooretama, a convite da União de Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES), para que eles compartilhassem suas experiências na construção das Diretrizes Operacionais da Educação Especial.

O evento, que aconteceu no auditório da Seme, teve duração de oito horas. Na abertura, alunos da EMEF Dr. Renato Araújo Maia declamaram uma poesia em cordel, sintetizando como se deu o processo de elaboração das Diretrizes em Nova Venécia. A secretária Municipal de Educação, anfitriã do evento e secretária de Articulação da Undime-Es, agradeceu a presença de todos e fez uma breve análise do contexto municipal sobre o tema. “Acredito que a Educação Especial é um desafio a ser superado, que num trabalho a muitas mãos, como o município desenvolveu – com a participação de diversos segmentos da sociedade -, podemos trazer às discussões a luz da ciência. Só o conhecimento estreita o caminho entre a teoria e a prática”, afirmou.

Representantes de cada município presente puderam socializar suas experiências e documentos em vigor, enquanto acompanhavam  a apresentação feita pela professora do Ensino Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/NV, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, que contribuiu com a construção do documento em todas as etapas até a sua consolidação, de 2021 a 2022, junto a Coordenação da Educação Especial da Seme de Nova Venécia.

“Essa troca foi essencial para continuação das ações a serem adotadas na educação das crianças/alunos público-alvo da Educação Especial, com base nas experiências relatadas pelos demais”, disse a secretária de Aracruz.

Após as apresentações dos municípios, foi organizado o cronograma com os próximos encontros e a construção do quadro com os tópicos a serem trabalhados, escritos e discutidos para a elaboração das diretrizes Municipais da Educação Especial do Espírito Santo, como  estudos de impacto financeiro; organização do trabalho colaborativo; atendimento educacional especializado, serviços especializados (apoio escolares); papel da escola, currículo, desenho universal de aprendizagem, práticas pedagógicas, avaliação; relação família e escola; lei da proteção de dados; e intersetorialidade.

O novo encontro do Grupo de Trabalho da Educação Especial da Undime ficou agendado para o dia 30 de março, em Nova Venécia, já que sua localização é mais acessível aos municípios membros, todos da região norte e noroeste.

Secretária Municipal de Educação de Sooretama e técnicos pedagógicos da Seme de Nova Venécia

Representantes da Educação Especial de Barra de São Francisco

Secretária Municipal de Aracruz participando das discussões do Grupo de Trabalho da Educação Especial da Undime

Secretária Municipal de Educação e técnica pedagógica de  Ecoporanga