Nova Venécia participa com o MEC da construção de novas políticas para a alfabetização

Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, Wanessa Zavarese Sechim, e a professora alfabetizadora do 1º ano na rede, Juliete de Oliveira Silva Araujo, com o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  nos dias 31 de maio e 1º de junho, representada pela secretária Municipal de Educação e pela professora da EMEF Profª Maria Rodrigues Leite, Juliete de Oliveira Silva Araujo, esteve em Brasília a convite do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, para participar do Seminário de apresentação dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil e de uma pesquisa  complementar sobre a fluência leitora no 2º ano do Ensino Fundamental, na sede do Inep, nos dias 31 de maio e 1º de junho. Em todo país, 100 professores do ciclo de alfabetização foram selecionados para responder a esta etapa da pesquisa.

Na última quarta-feira (31), o Inep apresentou aos municípios convidados os resultados coletados até o momento em âmbito nacional. A pesquisa Alfabetiza Brasil levou à definição de um padrão associado a habilidades básicas de leitura e de escrita que foram desenvolvidas por um estudante alfabetizado, próximo do que é, hoje, estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios.

Os estudantes considerados alfabéticos são aqueles que leem pequenos textos, formados por períodos curtos e localizam informações na superfície textual, produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos, escrevem, ainda, com desvios ortográficos, textos que circulam na vida cotidiana para fins de uma comunicação simples convidar, lembrar algo, por exemplo. Os estudantes são leitores/escritores iniciantes quando interagem de forma mais autônoma principalmente com os textos que circulam na vida cotidiana e no campo artístico literário, em práticas de leitura e de escrita, características do letramento escolar.

No dia 1º de junho, Nova Venécia respondeu à pesquisa sobre fluência em língua portuguesa, complementando os resultados da pesquisa inicial, e participou da formação básica sobre a elaboração de itens de avaliação, seguindo a metodologia do Banco Nacional de Itens (BNI), utilizada em diversas avaliações nacionais, entre elas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A metodologia poderá ser muito proveitosa para a elaboração de itens de avaliações formativas em nível local, no âmbito da colaboração interfederativa para a melhoria da alfabetização.

A professora Juliete relatou sobre a importância de participar da pesquisa. “Aos professores participantes foram apresentados áudios para análise do perfil leitor/escritor dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, quando a alfabetização da criança deve estar consolidada. Foi uma experiência única estar entre profissionais tão competentes do nosso país, para contribuir com decisões tão sérias como o desenvolvimento de políticas públicas para alfabetização. Um momento ímpar para minha carreira”, disse a alfabetizadora.

A pesquisa Alfabetiza Brasil foi conduzida pelo Inep para definir um padrão nacional de alfabetização das crianças ao final do 2º ano. Pelas condições territoriais e diversidade cultural, os estados brasileiros adotam diferentes padrões do que consideram ser uma criança alfabetizada. O esforço do Governo Federal é dar suporte às políticas do MEC para promover a alfabetização. O estudo buscou elementos que definissem um padrão avaliativo a ser utilizado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco na compreensão, em termos qualitativos, sobre quais tarefas um aluno do 2° ano do ensino fundamental, devidamente alfabetizado, é capaz de realizar.

A secretária Municipal de Educação atribuiu a participação de Nova Venécia no Seminário à clareza dos objetivos e metas presentes do Plano de Ação da Seme. “Poder apresentar ao MEC sugestões como Currículo alinhado à BNCC, material didático, formação de professores e assessoramento pedagógico como ações integradas que vão subsidiar a construção da política que está sendo organizada para todos estados é muito gratificante para nós, pois acreditamos que só assim o sucesso dos alunos e a alfabetização vão acontecer de verdade na sala de aula. Falamos também das dificuldades e dos desafios existentes. A vinda da nossa professora, representando todos os alfabetizadores, deu visibilidade ao empenho dos profissionais, ela pôde expor como vem trabalhando e acreditamos que fomos ouvidos”, enfatizou a secretária.

Abertura do Seminário com Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios

Professora alfabetizadora Juliete de Oliveira Silva Araujo com a secretária Municipal de Educação no primeiro dia de seminário

Professora Juliete de Oliveira Silva Araujo, a representante do grupo de especialistas Avaliação da Educação Básica do Inep, Hilda Linhares, e a secretária Municipal de Educação

Rubens Campos Lacerda Júnior, diretor de Avaliação da Educação Básica

Professora alfabetizadora e secretária de Educação de Nova Venécia com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi

Professora alfabetizadora e secretária de Educação de Nova Venécia com o Veveu Arruda, diretor Executivo do Programa Educar pra Valer, e o presidente da Undime nacional, Luiz Miguel Martins Garcia

Professora Juliete de Oliveira Silva Araujo participando da análise dos áudios do teste de fluência da pesquisa Alfabetiza Brasil

Secretária de Educação de Nova Venécia, com Patrícia Vieira e Aline Perfeito de Souza Ramos, pesquisadoras em avaliação educacional do Inep