Nova Venécia é destaque estadual em crescimento de matrículas

A secretária Municipal de Educação em foto de homenagem aos técnicos pedagógicos e administrativos da Seme

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), tomou conhecimento, no último dia (08), dos dados oficiais das matrículas em 2022 em todo o Brasil, e Nova Venécia apresentou resultados significativos na evolução do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino em relação ao ano de 2021.

Segundo mostra o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), responsável pelo Censo Escolar da Educação Básica, o município teve um aumento de 3,42% no total de alunos da Educação Básica, que em 2021  equivalia a 6.866, passando para 7.101 em 2022, ou seja, 235 novas matrículas.

Houve aumento em todos os níveis de ensino, com destaque para o atendimento da Educação Especial, com um crescimento de 29,9%, que no ano anterior contava com 214 estudantes, e em 2022 o público dessa modalidade somou mais 64 matrículas, totalizando 278 incluídos na rede.

Na  Educação Infantil, o município cresceu 19,6%, sendo o número de matrículas em 2021 de 1.772 crianças, elevando-se para 1924, em 2022.

No Ensino Fundamental, o aumento foi de 3,09%. Das 5094 matrículas de 2021, a etapa passou a atender 5.177 estudantes, 83 a mais em 2022.

Segundo a secretária Municipal de Educação, é preciso registrar o apoio incondicional do prefeito a todo planejamento da Seme. “Logo no início de 2021, no período mais agudo da pandemia, e, em 2022, apenas um ano após, já temos demonstradas a eficiência da aplicação dos recursos e a efetividade do trabalho realizado”, afirmou.

“Os dados preliminares de programas desenvolvidos pela Secretaria indicam a continuidade do crescimento em 2023. Tudo isso é fruto de muito trabalho de todos. Agradeço a Deus, ao prefeito, à equipe da Seme pela dedicação, a toda equipe escolar pela responsabilidade no atendimento dos alunos, e,  principalmente, agradeço a confiança da população veneciana, por acreditar no nosso compromisso na busca de uma educação de qualidade para todos” comemorou a gestora.

Já o prefeito comemorou muito o empenho da pasta da Educação. “Com esses dados, Nova Venécia alcançou o 27º lugar dentre os 78 municípios capixabas na evolução do atendimento escolar. É a certeza do dever sendo cumprido em relação  à ‘igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola’. Poderíamos enumerar ações como distribuição de material escolar, qualidade da alimentação, materiais suplementares de apoio pedagógico, a adesão a programas de alfabetização e fortalecimento da aprendizagem, formação continuada em serviço, Busca Ativa Escolar, reestruturação da rede física, entre tantas outras que contribuíram para esse resultado”, disse o chefe do executivo.

Prefeito na abertura das atividades do ano letivo de 2023 com os profissionais de educação

Famílias acompanhado os estudantes às unidades de ensino da rede