O município de Nova Venécia está avançando rumo ao fortalecimento do desenvolvimento econômico local ao aderir ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/ES. Em reunião na manhã desta terça-feira, dia 27, no prédio da Prefeitura, o consultor do Sebrae/ES, Luiz Cláudio Gobbi, apresentou as diretrizes e pilares do programa para os secretários e servidores de diversas áreas da administração municipal.
O Cidade Empreendedora busca modernizar a gestão pública e criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação nos municípios capixabas. O programa está estruturado em cinco pilares principais:
• Cidade Mais Empreendedora: Apoio ao ambiente de negócios, incentivo à abertura de empresas e atração de investimentos.
• Cidade Mais Inovadora e Criativa: Fomento à inovação, economia criativa e colaboração entre empresas, governo e sociedade.
• Cidade Mais Turística: Desenvolvimento do turismo como impulsionador da economia local, com foco na cultura e sustentabilidade.
• Cidade Mais Sustentável e Inclusiva: Ações para reduzir desigualdades, valorizar a diversidade e incluir populações vulneráveis no mercado de trabalho.
• Cidade Mais Eficiente: Uso de tecnologia para soluções concretas, melhoria da qualidade de vida e integração da economia local com os pequenos negócios.
Durante a reunião, também foi criado o Comitê Gestor do programa em Nova Venécia, com representantes de diversas secretarias e setores estratégicos, incluindo Desenvolvimento, Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária, Administração, Compras e Licitação, Assistência Social, Finanças/Fazenda, Educação, Obras, Planejamento, Agricultura, Cultura e Turismo, Jurídico e Ciência, Tecnologia e Inovação. O comitê será responsável por realizar o diagnóstico inicial, organizar a agenda de ações, escolher o pilar prioritário para o município e acompanhar a execução das atividades.
O Sebrae/ES reforça que o sucesso do programa depende do engajamento das lideranças municipais e da criatividade em desenvolver soluções locais. Além disso, destaca a importância de parcerias para potencializar os resultados. O próximo passo será definir o pilar prioritário a partir de uma autoavaliação, além de planejar metas e ações para transformar Nova Venécia em uma cidade mais moderna, inovadora e preparada para o futuro.


