Loja Universo Orgânico é inaugurada em Nova Venécia

A iniciativa visa comercializar produtos da agricultura familiar e orgânica da Associação Veneciana de Agroecologia

A Loja Universo Orgânico da Associação Veneciana de Agroecologia, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (07) no Hortomercado Municipal, seguindo protocolos de segurança. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretária Municipal de Agricultura, Banco do Nordeste, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão.

A unidade de comercialização de produtos da agricultura familiar funcionará das 07h30 às 17h, de segunda a sexta-feira e no sábado das 7h30 às 12h. “Agradecemos a presença de todos, que colaboram pra fazer ainda mais forte nossa economia, a agricultura familiar e orgânica. É importante destacar que nossa produção, não abastece só a loja, mas também nossa mesa, a Compra Direta de Alimentos (CDA) para os programas sociais e merenda escolar. Sentimos muito orgulho desse trabalho que leva saúde e qualidade para a mesa das pessoas”, disse o presidente da Associação.

A inauguração contou com momento de oração, visita da loja e degustação de produtos. Participaram da solenidade, o secretário de Agricultura, o chefe do escritório do Incaper, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, a agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, policia militar, a imprensa local, servidores municipais e produtores da agricultura familiar e orgânica.

Universo Orgânico

Fundada em 2004, a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico surgiu da necessidade de um grupo de produtores de orgânicos se organizarem. Atualmente são 25 associados, que cultivam de forma orgânica os mais variados produtos.

Nova Venécia é o segundo maior produtor de orgânicos do Espírito Santo. A lista de itens produzidos inclui: hortaliças diversas, frutíferas, queijos, café, cereais com destaque para arroz, milho e feijão entre outros, com o resgate e preservação de espécies crioulas. Inclusive na produção de café conilon orgânico, é o maior produtor do Estado. Só em 2020 produziu e comercializou cerca de 400 toneladas de produtos.