Formação de diretores e supervisores escolares pelo programa Educar pra Valer

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), dando continuidade à parceria firmada com o programa Educar pra Valer, iniciou  a segunda formação para diretores escolares e o primeiro módulo dos estudos com os supervisores escolares, na última quinta-feira (02), de março.

Conduzidos pelo especialista da Consultoria Educacional Lyceum, professor de matemática Clayton Bento, os estudos para os diretores escolares tiveram ênfase na fundamentação, princípios e contexto legal da gestão escolar na matriz nacional comum de competências do diretor, em  estratégias para organização do ano de 2023 com foco na dimensão pedagógica, no acompanhamento pedagógico com foco nos pilares da boa docência: programa de ensino, proposta de rotina de aula, em materiais estruturados e avaliação da aprendizagem e na rotina para as aulas de língua portuguesa e matemática do 1º ao 5º ano.

Com carga horária de oito horas, os supervisores escolares estiveram reunidos, nos dias 02 e 03 março, para o primeiro encontro de formação, que foi conduzido pela especialista  Emanuela Cristina G. de Freitas. No dia 02, o profissionais se detiveram aos estudos sobre o programa Educar pra Valer, os materiais estruturados, complementares e digitais para apoio à rotina de lp no 1º ao 5º ano, a rotina para as aulas de língua portuguesa do 1º ao 5º ano e o perfil, atribuições e rotina do supervisor escolar.

Já no dia 03, o acompanhamento pedagógico, a sistemática de monitoramento e avaliação de resultados, o acompanhamento da avaliação de leitura para reconhecer os níveis e ampliação do universo cultural foram amplamente abordados durante o momento formativo.


A coordenadora Municipal do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a secretária Municipal de Educação ladeando o palestrante, professor Clayton Bento


A formadora Emanuela Cristina G. de Freita com os supervisores escolares 


A secretária Municipal de Educação fazendo a acolhida da formadora e dos supervisores escolares em mais um dia de estudos