Estudante da rede municipal se classifica em 1º lugar para curso de Mineração do IFES

Segunda, da esquerda para direita, a estudante da EMEF Veneciano, Geovanna Klippel Motta, 1º lugar no curso Técnico Integrado em Mineração do IFES com 330 pontos

A Prefeitura de Nova Venécia comemorou mais um resultado de destaque da Educação no município nesta semana. O motivo é que o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) divulgou, na última  sexta-feira (18), a lista dos aprovados para o ingresso na instituição em 2023  e  46 estudantes da rede municipal aparecem entre os classificados para cursar Edificações e Mineração, no campus de Nova Venécia, com direito a colocação em 1º lugar.

O número expressivo de classificados está distribuído entre os estudantes de 07 escolas – duas do campo, a EMEIEF Francisco Tavares Renes, localizada em São Gonçalo e a EMCOR Santa Helena, em Chapadinha; e 05 da cidade, EMEF Dr. Adalton Santos, EMEF Veneciano, EMEF São Cristóvão, EMEF Stanislaw Zucoloto e EMEFTI Profª Arlene Geraldo.

O 1º primeiro lugar geral de Mineração foi conquistado pela aluna do 9º ano da EMEF Veneciano, Geovanna Klippel Motta. A Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais, informou ainda que consta nas listas uma quantidade significativa de suplentes – 52 – com chances de ingresso nos dois cursos ofertados pelo Instituto. “Nossa expectativa é de que muito mais alunos se matriculem. Estamos comemorando muito o resultado. Depois dos desafios enfrentados durante a pandemia, começamos a ver o resultado de tanto empenho dos profissionais da educação e do esforço dos estudantes e suas famílias”, analisou a coordenadora.

A secretária Municipal de Educação elencou algumas das ações da Proposta Pedagógica para 2022, que contribuíram para a obtenção dos resultados. “A inclusão do componente curricular de redação, mais aulas de português e matemática, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), a disponibilização de plataforma educacional para consolidação de dados das avaliações diagnósticas, que ocorreram durante todo o ano, as formações de profissionais e trabalhadores da educação previstas em Calendário Escolar, o Assessoramento Pedagógico in loco, tudo que veio sendo planejado, com foco na aprendizagem e na recomposição da aprendizagem, se concretiza também por meio destas aprovações”, concluiu a gestora.

Segundo o prefeito, alguns investimentos foram de suma importância para o cenário que a  Educação vem protagonizando. “Em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nós organizamos o Pré-Ifes, com Transporte Escolar e uniforme, oferecemos material complementar de apoio pedagógico do 1º ao 9º ano, frota para o Assessoramento Pedagógico in loco, e com isso percebemos que todos os recursos destinados à educação dão os frutos esperados. Estamos investindo e vamos investir mais. Essa é a qualidade de educação que almejamos para o povo veneciano” disse o chefe do executivo municipal.

Aluna da escola do campo, localizada em São Gonçalo, EMEIF Francisco Tavares Renes, Mikaely Martins Schneider, aprovada no curso Técnico Integrado de Edificações
Alunos que cursaram o Pré-Ifes, da EMEF Stanislaw Zucolotto, Otávio Bonisegna Biral, Evelin Carvalho da Silva, Isabelly Lemos Silva e Rosiany Baku Garcia, aprovados nos cursos Técnicos Integrados de Mineração e Edificações
Na foto, três de quatro alunas do turno matutino da EMEFTI Professora Arlene Geraldo cursaram o Pré-Ifes e foram aprovadas nos cursos Técnicos Integrados do Ifes, Hingrid de Barcelos Rodrigues, Mariana Vieira Santana e Samira Miranda Araújo
Alunos do turno vespertino da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, aprovados no Ifes, Winicius Natividade Raimundo, Lídia lemke nunes, Isabella Louback da Silva e Paulo Sergio da Silva de Araujo