Escolas São Cristóvão e Veneciano resgatam a escrita de cartas e bilhetes

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), enalteceu o trabalho realizado pelas professoras do ensino fundamental anos iniciais da  EMEF Veneciano e da EMEF São Cristóvão.

Uma das docentes, que trabalha na rede municipal de ensino desde 2009,  desenvolveu o Projeto Cartas e Bilhetes, que surgiu a partir do momento em que ela fez a correção da avaliação diagnóstica do município, a qual solicitava uma produção textual no gênero carta.

Depois da avaliação, em março de 2022, ela concluiu os conteúdos que já estava trabalhando e, em abril, decidiu aprofundar os estudos sobre o gênero textual carta, no componente curricular de língua portuguesa e redação. Como ela leciona tanto na EMEF Veneciano e quanto na EMEF São Cristóvão, convidou a professora de outro 4º ano desta escola, que imediatamente abraçou o projeto e, juntas, além de trabalharem as questões de linguagem, fizeram também a interdisciplinaridade com outros componentes, promovendo um resgate histórico por meio de relatos de experiências do uso da carta em tempos não tão distantes e analisando os motivos pelos quais causaram seu desuso nas comunicações pessoais contemporâneas.

O primeiro passo foi elaborar uma carta coletiva, com a qual a turma escolheu homenagear a professora do ano letivo anterior.  “Foi emocionante. Levamos também os alunos a conhecerem o uso do e-mail, fazendo a troca de correspondência entre o discente e os estudantes. Fomos também com os estudantes ao Correio para que entendessem como funciona o serviço de correspondência. Aproveitamos para relacionar a carta a outro gênero textual usado para rápida comunicação: o bilhete. Comparamos as diferenças e semelhanças entre esses dois meios de comunicação” explicou a idealizadora do Projeto.

Nos Correios, os estudantes tiveram uma verdadeira aula de campo. Os servidores da instituição apresentaram todo o caminho percorrido por uma carta, conheceram o selo e o sistema de postagem e receberam também um folder contendo mais informações sobre o assunto.

Já o estudo do gênero bilhetes garantiu uma enorme interação entre os estudantes e os funcionários da escola.  “A prática foi surpreendente, trouxe uma afetividade que não estávamos esperando. Esse sentimento nos motivou a pensar numa forma de interação que contemplasse outro espaço” relatou a professora.

As professoras resolveram trabalhar a troca de cartas entre as turmas do 4º ano das duas escolas. O resultado foi o melhor possível, pois os alunos, além de praticarem a escrita, precisaram ter a preocupação de organizar o envio, o envelope e ainda iniciaram até mesmo a troca de presentinhos, por fim, passaram a desejar conhecer seus correspondentes pessoalmente.

A culminância do projeto se deu com a realização de um piquenique organizado para que o contato entre os estudantes acontecesse. O clima foi de muita alegria. “Eles puderam conhecer os novos colegas, os “amigos de cartinha”, e a escola em que eles estudam. Foi gratificante poder contribuir com o aprendizado em várias áreas do conhecimento e ainda vivenciar momentos de afetos e muitas emoções” concluiu a professora.

Para a diretora da EMEF São Cristóvão, o projeto contribuiu de forma significativa e relevante para o ensino-aprendizagem dos estudantes envolvidos. “A escrita das cartas resgatou uma prática tradicional, que é a elaboração e a circulação de cartas e bilhetes, promovendo a ampliação do conhecimento linguístico e auxiliando no processo de formação do cidadão. Parabenizo as professoras pela importante iniciativa e pela realização do projeto.” frisou a profissional.

Segundo a diretora da EMEF Veneciano, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as características do gênero textual cartas e depois puderam colocar os conhecimentos em prática, desenvolvendo habilidades na escrita e até criando laços com os “amigos das  cartinhas” da EMEF São Cristóvão. “Eu recebi uma cartinha em nome da turma, fiquei emocionada com tanta demonstração de carinho e afeto. Parabenizo os alunos e o incansável trabalho das professoras envolvidas, que conduziram de forma dinâmica e prazerosa todas as etapas do Projeto. Práticas exitosas assim merecem muitos parabéns. Foi maravilhoso”, elogiou.

Servidor dos Correios fazendo apresentação do sistema de correspondências para os estudantes
Estudante simulando o envio de uma carta com a orientação do servidor dos Correios de Nova Venécia
Estratégia de escrita de bilhetes desenvolvida pela professora
Estudante da EMEF Veneciano recepcionando os estudantes da EMEF São Cristóvão