Escolas Públicas de Nova Venécia conquistam 58 medalhas da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes

Quatro escolas de Nova Venécia tiveram alunos medalhistas com medalhas de ouro, prata e bronze.

Nos dias 12 e 13 de Novembro de 2020, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), decidiram pela realização da prova da edição anual em formato virtual, devido à pandemia. E esta edição premiou alunos de escolas publicas e privadas com medalhas de ouro, prata e bronze.

Na edição atual, quatro escolas públicas do município tiveram alunos medalhistas: EMEF Dr. Adalto Santos, EMEF Profª Claudina Barbosa, EMEF Tito Santos Neves, EMEF Francisco Secchin e Instituto Federal do Espirito Santo – IFES.

Ao todo foram conquistadas 58 medalhas: 47 pela OBA (13 de ouro, 14 de prata e 20 de bronze) e 11 pela MOBFOG (05 de ouro e 06 de prata).

“Parabenizamos o trabalho dos professores e o empenho dos alunos da nossa rede municipal pelo resultado obtido. É motivo de muito orgulho para nós”, disse Wanessa Sechim, secretária de Educação.

OBA e MOBFOG

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio e ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.