Escolas municipais de educação infantil na luta contra a dengue

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e das escolas da rede, durante o mês de fevereiro, intensificou o trabalho com o conteúdo sobre a dengue, contribuindo com a prevenção da doença por intermédio das crianças, que são multiplicadoras das informações no seio familiar.

Os Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs, não pouparam dedicação e criatividade para orientar os pequenos, tudo numa linguagem clara e acessível à idade.

No CMEI Vicente Scardini, o trabalho de conscientização e prevenção sobre o mosquito da dengue aconteceu através da contação da história na lata “Filipa contra a dengue”, de responsabilidade da professora e das crianças do 2º período. A turma do 1º período, foi além, e durante a socialização, as crianças e a professora confeccionaram o próprio material da contação de história. Posteriormente, para consolidar o conhecimento, a criançada identificou o aedes aegypti colorindo as listras em suas pernas.

Dona Filipa também passou pelo CMEI Odorico Domingos, onde as crianças fizeram o circuito contra a dengue, que consiste em ver quem chega primeiro à lixeira para eliminar os criadouros do mosquito como embalagens vazias. Todo mundo quis vencer essa corrida!

O CMEI Vera Lúcia Galvão preparou a socialização contando a história, “Um Reino sem Dengue”, do autor Ricardo Girotto. No vespertino, a professora se caracterizou de mosquito e houve muito aprendizado sobre os ovos, água parada e como a contaminação acontece nos quintais sujos. Os pequenos expulsaram o danado do mosquito com o coro do “Xô, dengue! e garantiram que vão ensinar tudo que aprenderam para a família. Na conclusão das atividades, a criançada colocou a mão na tinta para fazer um mata-mosquito,  e a conscientização e a diversão foram garantidas.

O Tema Transversal Contemporâneo Saúde – Dengue: O perigo que vem voando – foi abordado na Escola Lar de Abigail com atividades lúdicas em sala de aula, fichas com imagens ilustrativas de acordo com os subtemas, atividades de pintura, apresentação de cartazes sobre o combate à dengue, contação de histórias por meio da Luva Pedagógica, além da apresentação de vídeos de histórias infantis relacionadas à dengue. Segundo a diretora da instituição, dentre tantos objetivos, a escola cumpre seu papel de sensibilizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da doença.

Na socialização, no CMEITI Maria Caliman Lobo, teve contação da história “O que aconteceu? Dona baratinha adoeceu…”, de Aldaci de Melo. Após ouvir a história, logo as crianças se identificaram com a personagem e relataram sobre os casos de familiares doentes devido à dengue. Uma coreografia de “Zum Zum Zum Zum Zum, de Yasmin Verissimo, música Educativa Dengue” foi apresentada pelas turmas do 1°período, A e B.

O CMEI Luzia Alves de Lima preparou a história “Todos contra dengue” para o momento da socialização. As crianças confeccionaram uma mãozinha para acertar o mosquito e se livrar dele, além de um livreto informativo, o qual levaram para casa, espalhando as informações entre os familiares.

A semana foi de intensa programação no CMEI Lar de Fátima, repleta de aprendizagem com atividades voltadas para conscientização do combate ao mosquito da dengue. Como culminância das ações, as crianças realizaram uma caminhada no entorno da escola com placas e cartazes produzidos por elas, orientando quanto à conservação do ambiente para eliminação do mosquito.

CMEI Vicente Scardini

CMEI Vera Lúcia Galvão