Escola Municipal em Tempo Integral apresenta resultados da proposta pedagógica

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  compareceu à 1ª Culminância das Eletivas da EMEFTI “Profª Arlene Geraldo”, na tarde da sexta-feira (02), representada pelo vice-prefeito, Paulo Roberto Alves Damasceno, pelo subsecretário Municipal de Educação, Gustavo Pansiere, as técnicas pedagógicas das escolas em Tempo Integral na Seme, Hosana Maria Alves e Lória Lorenção, a técnica pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais da Seme, Ingrid Galvão da Silva Morais, a responsável pela Formação Continuada, Eglieni Trevezani, a diretora da escola, professora Silvani Pereira, e a comunidade escolar, professores e estudantes. 

As eletivas são atividades temáticas que objetivam diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conhecimentos, considerando a interdisciplinaridade, a partir da escuta de interesse dos estudantes, durante todo o trimestre, alunos e professores reuniram todos os trabalhos produzidos nesse período para apresentar para a comunidade escolar.

Para o vice-prefeito, a escola em tempo integral é a melhor modalidade de ensino. “É uma alegria muito grande poder proporcionar aos nossos alunos essa chance de permanecer mais tempo dentro da escola”, afirmou. 

Animes, mangás e quadrinhos são um assunto sério para os 20 estudantes da eletiva conduzida pelos professores André Coser Williams Sagica e Amanda Cardoso dos Santos Silva, que teve como resultado uma belíssima  apresentação  da música de Ikimono Gakari, Blue Bird, da abertura do anime Naruto e um desfile de Anime Cosplay

A eletiva do karokê cultural, iniciada pela professora, Leiliany Aparecida de Souza Rolim, que hoje atua como “amiga da escola”, objetiva trabalhar as emoções e aliviar o estresse. É formada por 20 estudantes e conduzida atualmente pelas professoras Graziela Martins de Almeida e Thiara Frigério Gomes. O estudante do 6º ano A, Rhyan do Santos de Oliveira, encantou a plateia ao cantar a música “Me Atraiu”, de Gabriela Rocha, e  Joacílio Weverton, do 6º ano B, cantou a música “Raridade”, de Anderson Freire.

Olhares, costumes e cultura afro-brasileira é uma eletiva formada por 20 estudantes e desenvolvida pelo professor Eidres Boldrini Teixeira, em que fazem pesquisas sobre a diversidade cultural. Na eletiva Estrelinhas Criativas, os estudantes desenvolvem técnicas de desenho com lápis grafite. Ela é formada por 20 estudantes e é orientada pela professora Shirley Angelo da Silva Gouvêa. O público pôde apreciar o desfile de máscaras de origem africana, confeccionadas nestas oficinas, e a apresentação da Roda de Capoeira.

Dentre os vários componentes curriculares que a EMEFTI “Profª Arlene Geraldo” desenvolve, além das Eletivas, também foi apresentado os Clubes de Protagonismos, os quais constituem um dos espaços destinados à prática e à vivência do protagonismo infanto-juvenil, principalmente no que se refere à autonomia e à capacidade de organização e gestão. Durante este evento, o Clube das Redes Sociais já estava atuando. Formado por 8 estudantes e orientado pela professora Elizalde Cayru Nicolau, os componentes do clube passaram a tarde fazendo o registro da Culminância das Eletivas, por meio de fotos e vídeos, para posterior divulgação. 

O Clubinho de Dança também fez bonito. Formado por 22 estudantes e acompanhado pelos professores Marcos José Pereira e Amanda Cardoso dos Santos Silva, que apresentaram uma coreografia para a música Shut Down, do grupo Black Pink.

O momento de apresentações foi encerrado com a eletiva karaokê cultural e estudante do 7º ano B, João Pedro dos Santos Costalonga, cantou a música “Jó” de Midian Lima, emocionado a todos com sua desenvoltura.

Tempo Integral

Na atual gestão, muitas ações estão sendo alinhadas, articuladas para cumprimento, conforme as leis educacionais, como é o caso da Meta 6 do Plano Nacional/Estadual/Municipal de Educação, que trata da oferta de educação em tempo integral, que já é uma realidade no município. A proposta apresentada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) contribui para o cumprimento dessa meta, por isso a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a adesão ao programa. 

Além do que já é definido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), também são desenvolvidas atividades da parte diversificada do Currículo, entre elas as Eletivas. Em 2022, a EMEFTI “Professora Arlene Geraldo” foi criada através do Decreto Municipal nº 17.250, e neste ano letivo implantou a oferta gradativa de educação em tempo integral para os anos finais do ensino fundamental.

Professores de Eletivas da EMEFTI Professora Arlene Geraldo Eidres Boldrini Teixeira, Graziela Martins de Almeida e Shirley Angelo da Silva Gouvêa com as auxiliares de cozinha Erlania Cristina da Silva  e Ana Claudia Leonardo

Professora Graziela Martins de Almeida na exposição da eletiva de karokê cultural

Professora Shirley Angelo da Silva Gouvêa desenvolve com os estudantes a eletiva “Estrelinhas Criativas”: desenho com lápis grafite

O estudante João Pedro dos Santos Costalonga, durante  a apresentação da eletiva karaokê cultural, cantou a música “Jó”,  de Midian Lima

Apresentação do Clubinho da Dança da coreografia para a música Shut Down, do grupo Black Pink.

Público atento à apresentação da roda de capoeira

Desfile de máscaras confeccionadas durante a eletiva “Olhares, costumes e cultura afro-brasileira”

Apresentação  da música de Ikimono Gakari, Blue Bird, da abertura do anime Naruto, da eletiva “Animes, mangás e quadrinhos

Equipe de trabalhadores e profissionais da educação da EMEFTI Professora Arlene Geraldo recebendo autoridades e a comunidade escolar durante a culminância das eletivas

Equipe da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, da Seme, o vice-prefeito, pais e estudantes
Ascom | PMNV