Escola Municipal de Educação Infantil desenvolve projeto pedagógico de revitalização e acolhimento

Profissionais fazem mutirão lúdico em pátio da escola

Por iniciativa dos profissionais do CMEITI “Idalina Maria Machado Fiel”, durante o período de aulas remotas, foi desenvolvido o Projeto “Resgatando a Alegria de Aprender”, com total apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo transformar o ambiente escolar em espaços lúdicos que propiciem aprendizagens prazerosas e significativas.

Em 2018, os profissionais haviam executado um belíssimo trabalho de confecção de jogos pintados no chão da escola que, com o passar do tempo, sofreram com o desgaste pelo uso. A equipe da escola achou por bem não deixar a ideia se perder e planejou ações de recuperação e ampliação dessas atividades, nascendo daí um projeto novo e mais completo: “Resgatando a Alegria de Aprender”.

O projeto de revitalização busca oferecer um ambiente acolhedor e alegre, com a presença do lúdico e das culturas infantis, contemplando os eixos Interações e Brincadeiras, previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), garantindo assim os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Segundo a diretora da unidade escolar, “O Projeto está em fase inicial e vai se expandir muito ainda com o retorno das aulas presenciais, com a chegada das crianças, nosso público-alvo desta ação. Temos planos para área de literatura e educação no trânsito. Quero muito agradecer o apoio da Prefeitura por estar acompanhando de perto as atividades, visitando a escola juntamente com a Secretaria de Educação, que, além das ações pedagógicas, garantiu as adequações de infraestrutura”.

Entre os jogos desenhados, encontram-se amarelinhas, alfabetos em caracóis, pistas de coordenação motora fina e ampla, jogos de raciocínio lógico, e tantos outros, primordiais nesta fase, em que é preciso desenvolver a psicomotricidade, pré-requisito para aquisição da leitura e escrita.

Para a secretária municipal de educação, “A Educação Infantil é o alicerce da Educação Básica, por isso, ambientes propícios e adequados deixam o espaço escolar bonito, colorido, harmônico, atraindo a criança e subsidiando o processo ensino-aprendizagem para que ele ocorra de forma prazerosa.” a secretária parabenizou a comunidade, onde está inserida a escola, pelo engajamento e parceria no Projeto e lembrou “Educação é um compromisso de todos nós”.

Em agenda de trabalho no CMEI Idalina Maria Machado Fiel, o prefeito destacou “O empenho dos profissionais da educação na reestruturação dos espaços pedagógicos e da Secretaria de Educação na implementação dos protocolos de segurança e adequação física foi brilhante”, ainda enalteceu e agradeceu também à inciativa privada, comércio, indústria, prestadores de serviços e pais “É muito gratificante perceber como todos desejam que a educação de Nova Venécia se sobressaia”.

Assista ao vídeo: