EMCOREIEF Santa Helena realiza projeto com foco nas habilidades socioemocionais

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com ação da EMCOREIEF Santa Helena, na última sexta-feira(22), realizou a culminância do Programa Educação e Família com a participação de crianças e adolescentes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental e seus familiares.

Dividido em dois momentos, um para estudantes e outro para famílias, ação desenvolvida pela a escola contou com a contribuição da educadora e arteterapeuta Vanda Franceschetto.

Primeiramente, na quinta-feira, 21, Vanda apresentou às famílias a temática “Tecendo redes de afeto”, ensinando que por meio do amor é possível chegar ao coração dos filhos e que o educar, tanto para escola quanto para a família, é algo desafiador, que pode levar a erros, mas sendo possível reparar atitudes em prol de boas relações familiares. Outra orientação relevante discutida com os pais foi sobre a importância de seguir regras como forma de responsabilidade e educação, no espaço escolar e na vida pessoal.

Para os estudantes, a temática abordada pela profissional foi “Criatividade é sinônimo de resiliência”. Importantes valores foram estudados como o autoconhecimento, autorregulação, a singularidade, o respeito, a autonomia, entre outros. Durante os momentos de vivência, os estudantes construíram um desenho artístico a partir de questionamentos como “Quem sou eu? Eu sou capaz…Eu mereço…”.

Segundo a supervisora da escola, o programa atingiu seu objetivo. “Nossa intenção com todo esse lindo trabalho é levar a família e os estudantes a refletirem sobre as melhores maneiras de convivência, construindo relações mais saudáveis e de confiança no ambiente familiar e educativo”, explicou.

_________________________________________________________