EMCOR Santa Helena promove palestras sobre meio ambiente para seus estudantes

Engenheiro Agrônomo do Idaf em apresentação sobre Meio Ambiente na EMCOR Santa Helena

Nesta quarta (15), a Escola Municipal Comunitária Rural (EMCOR) Santa Helena, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou palestras com os estudantes da Educação Infantil ao 9°ano, com o tema que dá nome ao Projeto “Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos”, a fim de resgatar e preservar os valores e as diversidades do campo, considerando a correlação existente entre os seus habitantes (homem, plantas e animais), na perspectiva de estabelecer uma relação saudável entre estes. A educação do sujeito homem é a esperança de um mundo sustentável e equilibrado nesta metodologia.

Para agregar mais conhecimento ao Projeto, foi convidado o engenheiro agrônomo do Idaf, Thales Lacerda Santos, palestrante que conduziu os trabalhos com os 86 estudantes, a fim de motivá-los durante o Estudo da Realidade, uma ação pedagógica que é um dos princípios da Pedagogia da Alternância.

Esta atividade inicial buscou situar os estudantes no território em que vivem, considerando que o Espírito Santo está inserido no bioma Mata Atlântica e possui apenas 7% do seu remanescente. Essa realidade é o resultado da degradação ambiental ocasionada pela ocupação humana no território capixaba, afetando diversos ecossistemas aqui encontrados, como a mata de tabuleiro, mata de encosta, mata ciliar, restinga e manguezal, mas, visando a preservar e a ampliar a cobertura florestal, várias medidas de proteção são realizadas, dentre as quais a criação de Unidades de Conservação, o Cadastro Ambiental Rural e o Programa de Regularização Ambiental, todas explicadas aos estudantes durante a palestra. O trabalho é propício para esta época, quando as temperaturas na região começam a aumentar e consequentemente se observa o aumento de queimadas e um período de estiagem.

Partindo da Metodologia da Alternância, outras ferramentas pedagógicas em ambiente de aprendizagem estão sendo desenvolvidas no Projeto como o Caderno da Realidade, Plano de Estudo/Tema Gerador, palestras e aulas práticas e teóricas, planejadas tomando por base os conteúdos integradores.

Segundo a diretora da unidade de ensino, a EMCOR Santa Helena acredita na importância da Educação do Campo como uma modalidade capaz de promover o conhecimento e a transformação da realidade e da vida de quem está inserido no contexto do campo do nosso município. “Por meio da Metodologia da Pedagogia da Alternância vários elementos da formação integral são potencializados a partir do método investigativo do Estudo da Realidade, que são organizados no Caderno da Realidade (entrevistas, palestras, aulas e visitas de campo).” esclareceu a diretora escolar.

Para os professores, a palestra contribuiu muito com a prática. “As inquietações da vivência do estudante apresentadas por eles por meio do Plano de Estudo são aprofundadas nos momentos de estudo em sala de aula pelo professor, sendo este responsável em integrar o conhecimento teórico/científico e o prático. Nesta dinâmica da práxis, o currículo regular na EMCOR se torna adaptado em prol da dinâmica de formação prática/teoria e teoria/prática.” enfatizou a supervisora da unidade de ensino.