Educação Veneciana é notícia internacional por meio do Projeto Xadrez Pedagógico

O inovador Projeto Xadrez Pedagógico, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Venécia e da Secretaria Municipal de Educação, tem colocado o município no foco da atenção educacional internacional. Este projeto, que integra o xadrez ao currículo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral Professora Arlene Geraldo e Bairro Altoé, foi recentemente destacado no site FIDE EDU (https://edu.fide.com/cienews/65731a3a5dfe4498baaf0625), uma plataforma de renome da Federação Internacional de Xadrez.

A visão pioneira por trás deste projeto vai além do ensino tradicional, utilizando o xadrez como uma ferramenta pedagógica inovadora e interativa. Esta abordagem tem sido reconhecida como um avanço significativo na educação, adotada como estratégia educacional em diversos países, como EUA, Itália, China, Rússia, Espanha, Chile, Armênia, Alemanha, Cuba, entre outros, expandindo as fronteiras convencionais do aprendizado.

O professor Charles Moura Netto, um dos arquitetos deste projeto, apoiado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), enfatiza a importância de se usar o xadrez não apenas como um jogo, mas como um instrumento para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos alunos. O projeto não se limita a ensinar as técnicas do jogo, mas visa integrá-lo ao cenário educacional como um fator de transformação, promovendo uma experiência de aprendizado rica e diversificada, com inúmeras possibilidades de integração às disciplinas, temas e conteúdos didáticos dos currículos educacionais.

Uma das maiores conquistas do Projeto Xadrez Pedagógico é a capacitação de professores para se tornarem instrutores eficientes de xadrez, permitindo que esta disciplina seja integrada harmoniosamente ao currículo escolar. O impacto dessa iniciativa é profundo, beneficiando tanto os alunos quanto os professores, em ambientes urbanos e rurais, e promovendo uma igualdade educativa notável.

O projeto teve sua culminância com o 1º Festival de Xadrez Escolar de Nova Venécia realizado no Ginásio Poliesportivo Getúlio Martins Olímpico do Cricaré com a participação de 69 estudantes inscritos em 05 categorias, sendo estas, Feminino Absoluto e Mirim e Masculino Mirim, Infantil e Juvenil.

Segundo o instrutor Charles, com esta iniciativa, Nova Venécia não apenas ganha reconhecimento internacional, mas também estabelece um exemplo para outras cidades que buscam inovar e enriquecer seus métodos educacionais. “O sucesso do projeto reitera a possibilidade de transformar o ensino através de métodos criativos e engajadores, fortalecendo a comunidade educacional e inspirando futuras gerações”, afirmou.

confira o vídeo acessando o link abaixo: