Educação faz encerramento da III Formação do programa Alfabetização Aqui é pra Valer

Reunião de devolutiva de visita técnica às escolas sob a Coordenação do Programa Educar pra Valer (Epv)

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sexta-feira (05), realizou a última capacitação prevista para acontecer na III Formação pelo Programa Alfabetização Aqui é pra Valer, com os professores do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais e supervisores escolares.

A formadora Eliziana Mendonça, da Lyceum Consultoria, abordou o tema “Avaliação da aprendizagem: progressão de habilidades”. A formação é a terceira de quatro que acontecerão até o final de 2022 e nesta edição, contemplou 199 profissionais da rede.

Na terça (02), professores do 5º ano, em língua portuguesa, abordaram o tema  “Tipologias e gêneros textuais: o uso na sala de aula”, e em matemática, “Refletindo práticas assertivas para trabalhar com as habilidades relacionadas a  números decimais”.

Durante a quarta-feira, 03 de agosto, a Seme fez uma pausa nas formações para realizar a visita técnica, que reúne equipe técnica e a equipe de profissionais de Sobral-CE, às salas de aulas do município. A EMEF Stanislaw Zucoloto foi a escola assessorada. A Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme acompanhou a coordenadora do Programa no Espírito Santo. O objetivo do assessoramento nas unidades escolares é orientar a intervenção pedagógica baseada nos resultados das avaliações diagnósticas realizadas pela rede de ensino, assim é possível identificar as salas com ambiente alfabetizador, o perfil do professor incentivador da leitura, por exemplo, se ele conta histórias para as crianças, é possível também identificar o nível de leitura dos estudantes, ou seja, reconhecer a rotina pedagógica da sala de aula.

No retorno do assessoramento, a secretária municipal de educação reuniu-se com os técnicos pedagógicos da Seme e do EpV para as devolutivas da agenda de trabalho na unidade de ensino.

Na quinta, 04 de agosto, professores do 1º e do 2º ano, também estudaram a “Avaliação da aprendizagem: progressão de habilidades”, encerrando os estudos no dia 05 com os professores do 3º ano com o mesmo tema.

Segundo o professor de 1° e 3º ano da escola multisseriada do campo, EMEF Córrego da Travessia, participar do processo de formação continuada tem sido algo magnífico. “Poder contar com esses momentos é de suma importância e tende a agregar no processo de ensino-aprendizagem instaurado em nosso município, na quinta-feira, estive presente e fiquei maravilhado com os conteúdos e a forma como foram apresentados, estou grato pela oportunidade” disse o docente, já a professora da EMEF Campo Belo, agradeceu à Seme pelos momentos de estudos. “Essa formação foi perfeita, de grande aprendizagem”, elogiou.

Nova Venécia firmou uma parceria com Programa Educar pra Valer para receber, sem custos, durante 04 anos, o compartilhamento de sistemáticas e de boas práticas gerenciais na área educacional, objetivando fomentar a qualidade da educação básica do município, com ações que visem à melhoria da gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola, envidando todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para idade certa, com o avanço dos indicadores educacionais. No Espírito Santo, Nova Venécia é um dos cincos municípios contemplados com essa adesão.

Professores do 5º ano da rede durante a formação de português e matemática, na terça-feira
Assessoramento em escola do ensino fundamental anos iniciais da rede e, posteriormente, devolutiva da visita técnica à Seme, com a presença da secretária municipal de educação
Formadora, professores, assistentes de alfabetização, supervisores e diretores escolares e equipe Seme na formação dia 04 para o 1º e o 2º ano da rede
Encerramento da formação do programa Alfabetização Aqui é pra Valer com professores do 3º ano