Educação Especial de Nova Venécia encerra ciclo de formações

A secretária municipal de educação fazendo a abertura da formação sobre “Diálogo entre a Educação Infantil e a Educação Especial: um olhar a partir da perspectiva da formação de professores”

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Coordenação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), concluiu, nessa sexta-feira (10), um clico de 15 encontros de formação da Educação Especial que fizeram parte de uma ação maior: a Construção das Diretrizes da Educação Especial de Nova Venécia/ES.

As formações aconteceram de julho a setembro e contaram com especialistas vindos de todo o Estado, mestres e doutores renomados em cada tema. Participaram deste período de formação técnicos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, pais de alunos, professores, supervisores, diretores escolares e da sociedade civil. “Como mãe de um aluno com deficiência, a oportunidade de participar das formações para a construção das Diretrizes da Educação Especial de Nova Venécia foi muito importante, pois além de aprender, pude, com minha experiência e meus anseios, contribuir para que o documento garanta que a integralização dos nossos filhos seja plena, assegurando os seus direitos tanto individuais como os sociais.” declarou um dos familiares.

Já uma das cursistas, parabenizou a realização das formações “Quero registrar minha satisfação em participar da Formação das Diretrizes da Educação Especial de Nova Venécia/ES, o curso foi de extrema importância, estabelecendo parcerias e trocas de experiências, com palestrantes competentes, tendo como objetivo capacitar os profissionais da educação e assegurar ao público-alvo da Educação Especial um atendimento de iguais oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades”.

Os 15 encontros de formação foram organizados para atender as necessidades previstas na Portaria 673/2021, que instituiu as comissões de trabalho como a Comissão Central e a Comissão Representativa, tendo nelas representação de todos os segmentos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, partindo da Educação Infantil até o Ensino Técnico e Superior com a finalidade de discutir e elaborar as Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia. Os trabalhos das Comissões contam com a colaboração técnica do Ensino Superior do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES campus Nova Venécia e iniciaram-se desde abril de 2021. O IFES é também o responsável pela certificação dos cursistas.
Segundo a Professora do IFES/NV, Doutora em Educação e Colaboradora Técnica na Formação, “É necessário pensar em processos de formação continuada que coloquem os educadores em condições de discutir, em espaços educativos e no coletivo, suas incertezas e dúvidas dos processos de escolarização, possibilitando-lhes aprofundar seus conhecimentos na área. É relevante, para os profissionais da educação, vivenciar momentos de formação continuada, para que possam buscar respostas para indagações e dificuldades encontradas, de forma a constituir em contexto outras trajetórias. Entendemos a formação continuada como um aperfeiçoamento ou um suporte para que as questões educacionais possam ser discutidas, de modo a criar ambientes educativos que favoreçam os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos.” enfatizou a especialista.

Os temas das formações tiveram o objetivo de provocar a reflexão dos participantes e, quanto aos conteúdos, abordaram amplamente as peculiaridades da Educação Especial, como é possível observá-los elencados abaixo:
– Formação Continuada na Educação Especial
– Autismos: possibilidades e desafios
– Diálogo entre a Educação Infantil e a Educação Especial: um olhar a partir da perspectiva da formação de professores
– Um olhar sobre a Surdez
– Currículo Escolar e na Perspectiva da Educação Inclusiva
– Práticas Pedagógicas
– Processos de escolarização de pessoas com deficiências intelectual no contexto da escola inclusiva
– Atendimento Educacional Especializado na escola comum como ação pedagógica favorável da Educação Inclusiva
– Estudantes com Deficiência Visual
– A construção de um caminho – Gestão da Educação Especial
– Financiamento na Educação Especial
– Fórum de Família
– Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva inclusiva: embate, dilemas e controvérsias
– Educação – Surdos e Deficientes Auditivos
– Inclusão e Escolarização de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: Desafios e Tensões

A equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme) avaliou os estudos como um grande aliado dos educadores “ A formação contribui para a evolução constante do trabalho docente, favorecendo a criação de novos ambientes de aprendizagem e ressignificando as práticas pedagógicas”. Simultaneamente aos encontros de formação, ocorria a elaboração dos documentos que constituirão as Diretrizes da Educação Especial de Nova Venécia/ES. Com a conclusão das formações, as Comissões seguem com o trabalho escrituração dos documentos, produzindo uma minuta que será apreciada pelo Conselho Municipal de Educação (CME). A previsão é que, até novembro, a proposta de minuta seja aprovada em forma de Resuloção do CME. Para a secretária municipal de educação, a etapa de formação é uma das mais importantes para a construção das Diretrizes “A participação da sociedade nos estudos que levam à elaboração do documento garante o princípio democrático de todo o processo”.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia