Cinco mil possíveis criadouros são eliminados na primeira ação “Nova Venécia contra a dengue”

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia fez um balanço e apresentou o resultado do primeiro mutirão da ação “Nova Venécia contra a dengue”, realizado no bairro Rúbia, no último sábado (27). De acordo com a Pasta, foram recolhidos aproximadamente cinco mil itens, entre potes plásticos, sacolas e outros recipientes, que poderiam servir de depósito de água, podendo se tornar criadouros futuros de focos do mosquito transmissor da dengue. Além disso, durante a ação também foram coletados 33 focos do mosquito Aedes aegypti, além do recolhimento de lixo comum e prestada orientação em saúde aos moradores.

O resultado foi considerado positivo, uma vez que o bairro Rúbia figura hoje o topo dos bairros com maior incidência de dengue no município. De acordo com o secretário de Saúde, a participação popular foi muito importante. “Nós convocamos a população para separar o lixo e disponibilizar para fora da casa e os moradores entenderam essa necessidade e cooperaram. Graças a essa participação nós conseguimos alcançar nossos objetivos. Esperamos que a população continue fazendo sua parte não apenas durante a ação, mas também no dia a dia”, orienta.

Próximo mutirão
O próximo mutirão está previsto para acontecer na sexta-feira (02), no bairro Padre Gianni. A orientação segue para que os moradores façam a limpeza dos quintais e recolham o lixo, externo e interno, e depositem fora de casa para que a prefeitura faça o devido recolhimento.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação “Nova Venécia contra a dengue” conta com parceria da Secretaria de Obras e de Serviços e o envolvimento de cerca de 100 servidores.