Caminhadas, banda marcial, teatros, muita criatividade das escolas municipais nas comemorações da Independência

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e das escolas da rede, realizou diversas atividades pedagógicas alusivas ao Dia da Pátria durante esta semana.

Com noções de civismo e cidadania, as escolas capricharam na criatividade para trabalhar o tema com a criançada.

O CMEITI “Idalina Maria Machado Fiel” deu início às comemorações já no dia 04, segunda-feira,  com uma apresentação cultural de dança, na terça, 05, pela manhã, uma caminhada com o tema “Declaração Universal dos Direitos da Criança” percorreu as ruas do entorno da escola no bairro São Francisco.

No bairro Bonfim, o CMEI “Lar de Fátima” fez a Caminhada Cívica com a exposição dos cartazes feitos em sala e outros objetos com cores relacionados à Bandeira Nacional, tanto pela manhã, quanto à tarde.

No CMEITI “Maria Caliman Lobo”, situado do bairro Dom José Dalvit, também teve Caminhada Cívica, assim como no CMEI Vicente Scardini, em Guararema, da rua da escola até a pracinha, após a caminhada, o Hino Nacional foi executado.

Teve Caminhada Cívica também no bairro Iolanda realizada pelo CMEI Odorico Domingos, no bairro São Cristóvão com o CMEI “ Romeu Cardoso” e “Anexo Córrego da Serra”, naquela localidade, e no CMEI Regina Célia Meneguete Frisso, pelas ruas do Monte Castelo.

O dia 06 foi repleto de atividades reverenciando a Independência do Brasil. O  CMEI “Vera Lúcia Galvão” realizou a  Caminhada pela Pátria nos dois turnos nas ruas do bairro Rúbia.

A EMEFTI Bairro Altoé e a EMEF Stanislaw Zucoloto se uniram para mostrar seus trabalhos sobre a Pátria nas ruas do bairro São Francisco, já a EMEF Profª. Maria Rodrigues Leite levou todo seu conceito de civismo pelas ruas do Centro, no entorno da escola.

O CMEI Luzia Alves de Lima coloriu as ruas do bairro Beira Rio de verde e amarelo. E quem passou pelo bairro Margareth foi a EMEF Dr. Renato Araújo Maio deixando por lá seus encantos sobre a nação brasileira. Já no Filomena, a EMEIEF Lourdes Scardini abrilhantou o dia da comunidade com suas atividades pelas ruas do bairro.

Algumas caminhadas foram acompanhadas pela Banda Marcial Professora Arlene Geraldo e todas guarnecidas pelo 2º Batalhão de Polícia Militar, dando total apoio à condução das atividades, promovendo a segurança de todos.

A Escola Lar de Abigail, por meio do momento de socialização, fez a entrada com as bandeiras para execução do Hino Nacional  e uma apresentação de teatro e poesia sobre a Independência.

Internamente, as escolas não economizaram boas ideias de como trabalhar o tema: muitas tintas, papéis, lápis de cor e até slime para dar forma, cor e volume aos símbolos nacionais. Utilizando diversas técnicas de arte, crianças e adolescentes produziram releituras, principalmente, da bandeira.

Poemas, jograis, teatros, músicas, tudo para enaltecer o respeito e o amor à Pátria Amada, Brasil.