Cacá e Renan, do Histórias Encantadas, movimentam a formação da educação infantil

Prefeito de Nova Venécia em seu pronunciamento na abertura do I Seminário de Educação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou na última segunda-feira (25), o I Seminário de Educação, a capacitação está dentro do planejamento da VI Formação Continuada em Serviço da rede municipal de ensino.

O I Seminário de Educação aconteceu no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia (IFES) e contou com a participação do diretor da instituição, do prefeito de Nova Venécia, da secretária e do subsecretário municipal de educação, da equipe pedagógica da Seme, dos palestrantes e dos profissionais da educação.

Durante a abertura, o prefeito disse que Nova Venécia já dá sinais de seu protagonismo na educação entre os municípios do norte do estado. “Estamos colocando em dia metas que eram pra ter sido cumpridas desde 2015, como por exemplo, a oferta em tempo integral, e para isso, é preciso formação de equipe, é preciso estudo. Tudo isso são formas de valorizar o nosso profissional”, disse o chefe do executivo.

A secretária municipal de educação enalteceu o apoio do prefeito para concretização do planejamento da pasta da Educação e agradeceu também o apoio de parceiros como IFES e a Faculdade Multivix. “A Covid-19 trouxe mudanças inimagináveis, capazes até mesmo de alterar nossos comportamentos, o comportamento das crianças e não daria para continuarmos do ponto em que estávamos antes dela, precisamos preparar nosso profissional, principalmente para seu próprio bem-estar. Para saber lidar com as novas demandas, poder contar com os parceiros que temos hoje foi fundamental até, juntos, ouvindo a todos, construirmos o I Seminário de Educação”, afirmou a gestora.

Para contribuir com a prática dos profissionais que atuam na etapa de educação infantil da rede, a Seme trouxe os professores Cacá e Renan. A dupla forma o grupo conhecido como Histórias Encantadas, que, como o próprio nome diz: encantou a todos com sua metodologia de inserir  música na rotina da sala de aula.  De cunho teórico-prático, com a temática “Contar e cantar no universo lúdico das histórias”, a formação abordou a importância da ludicidade, da literatura infantil como manifestação artística para as crianças, bem como apresentação de técnicas e recursos para ler e contar histórias. O trabalho envolveu práticas como narrativas literárias e poéticas, histórias cantadas, sonorização de histórias, recursos lúdicos de apoio às narrativas, uso da expressão corporal, facial e vocal, músicas e dinâmicas de interação com o público docente. 

Os professores da educação infantil distribuíram muitos elogios à organização e à escolha do tema e dos palestrantes. “Foi muito marcante tudo que eles disseram e propuseram, nos levaram a pensar que todas as nossas ações têm um reflexo sobre as crianças, por isso temos que ter tanto cuidado ao lidar com elas, podemos marcar uma infância por toda uma vida”, disse uma professora, outra classificou a palestra como um verdadeiro espetáculo “Muita aprendizagem e conhecimento, na prática e no coração”, já uma supervisora escolar disse que foi um momento de muito crescimento profissional. 

Além dessa programação, que durou por volta de duas horas, em parceria com a Faculdade Multivix e o IFES, por meio da Coordenação do Curso de Psicologia e do psicólogo do Instituto, os profissionais da rede receberam também formação com o tema “Escola é, sobretudo, gente – Dinâmicas de cuidado (de si e do outro)”. Os especialistas abordaram sobre o autocuidado, sobre saber parar um minuto e respirar. “Quando respiramos, pensamos melhor e a criatividade flui. É importante também não fugirmos dos sentimentos ruins, porque eles fazem parte da nossa vida”, pontuaram os psicólogos. A técnica de como meditar em um minuto, apresentada pelos palestrantes, foi um sucesso entre os participantes.

“Ao falar da nossa cultura do trabalho, fiquei muito pensativa sobre a fala do psicólogo de que a gente se sente culpado por descansar, são atitudes que temos e, às vezes, é preciso vir alguém e nos alertar sobre como estamos nos atropelando, gostei muito” afirmou uma professora presente.

Secretária municipal de educação acolhendo os profissionais da educação infantil no I Seminário de Educação


Apresentação cultural: Banda Marcial da EMEFTI Bairro Altoé, acompanhada do prefeito, da secretária municipal de educação e do maestro

Profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino presentes ao I Seminário Municipal de Educação

Cacá e Renan do Histórias Encantadas, palestrantes do I Seminário Municipal de Educação

Momento importante de interação entre palestrantes e participantes: o autocuidado

Palestrantes ladeados pela Coordenação da Educação Infantil da Seme

Ascom | PMNV