Acontece a 2ª formação para professores em parceria com o programa Educar pra Valer

Professores do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou, em parceria com o programa Educar pra Valer, nos dias 06, 07, 08, 09, 10 e 13 de março,a segunda formação, respectivamente, para professores do 1º, 2º, 3º 4º, 5º ano e das escolas multi do campo.

Os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e das escolas multi do campo, com formadoras da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme, fizeram a análise dos resultados das avaliações diagnósticas, observando os índices de aprendizagem em cada turma da rede. Com o levantamento das habilidades ainda não contempladas, os profissionais propuseram rotinas de sala de aula para consolidá-las, por meio de vivências e práticas que foram socializadas durante a formação, sempre dentro de estudos teóricos-práticos sobre as especificidades básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Também fez parte dos estudos a ampla apresentação dos materiais estruturados de língua portuguesa e matemática criados pelo Programa EpV, os quais o município de Nova Venécia disponibilizou para todas as escolas da rede que atendem esse público. Os materiais contêm atividades digitais, regulares, extras, complementares virtuais e para a recuperação da  aprendizagem.

Durante o Assessoramento Pedagógico realizado pela Coordenação da Educação do Campo, a equipe ouviu relatos dos profissionais sobre as formações e pôde  constatar a adesão ao uso do material. “Eu achei o nível das formadoras excelente com orientações pertinentes à prática pedagógica; já estou utilizando os materiais com meus alunos, pois eles reúnem as habilidades a serem trabalhadas naquela etapa e otimizam meu tempo de planejamento, no qual posso preparar mais atividades diferenciadas para as crianças. É muito importante que a Seme proporcione esse tipo de ação para fortalecer a Educação do Campo” afirmou a professora da EMEIEF Luzia Zotele Partelli, localizada na comunidade de Santa Ana do Córrego Grande.

Segundo a secretária Municipal de Educação, esta é a segunda de oito formações, que serão ofertadas durante o ano para esse ciclo do ensino fundamental. “A Seme tem um Programa de Formação que garante aos professores estes momentos de estudos em serviço, no Calendário Escolar, com foco na aprendizagem”, informou a gestora.

Professores das unidades de ensino Multi do Campo e técnicas pedagógicas da Seme

Professores do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais

Professores do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais