O município de Nova Venécia encerra a campanha Setembro Amarelo com uma caminhada nesta terça-feira, dia 30, após desenvolver diversas ações de conscientização na cidade e no interior. A caminhada será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), e terá concentração em frente à APAE, a partir das 8 horas.
O evento é aberto a toda a população e faz parte das ações de conscientização do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. A iniciativa busca reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida, destacando a necessidade de união da sociedade em torno dessa causa.
Durante todo o mês, o CAPS realizou diversas ações de conscientização sobre saúde mental. As atividades também chegaram ao interior do município, com rodas de conversa em Guararema, Cedrolândia, Patrimônio do XV e Cristalino, onde foram discutidos os desafios da prevenção e a importância de falar sobre saúde mental sem tabu.
Segundo a Secretaria de Saúde e o CAPS, a caminhada será um momento de mobilização comunitária, envolvendo profissionais da saúde, instituições parceiras, estudantes e moradores, em uma demonstração coletiva de apoio e acolhimento.
O secretário municipal de Saúde, Celso Ruela, reforçou a importância da participação de todos: “Eventos como este nos lembram da importância de cuidar da saúde mental e de estarmos atentos às pessoas à nossa volta. A Caminhada Setembro Amarelo é uma forma de fortalecer a rede de apoio e mostrar que ninguém está sozinho”.
O prefeito Lubiana Barrigueira também destacou o comprometimento da gestão com a causa: “Nossa administração apoia integralmente iniciativas que promovam a vida e a saúde mental da população. Convidamos toda a comunidade a participar e juntos enviarmos uma mensagem de acolhimento, respeito e esperança”.
As ações de conscientização terão continuidade em outubro, com a realização do II Fórum Municipal: Conectando Escola e Rede de Saúde Mental, no dia 9, às 8h, no Auditório da Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia. O evento contará com a participação do psicólogo Felipe C. Sabino e será um momento de integração entre profissionais e instituições que atuam diretamente na rede de atenção psicossocial do município.