Secretaria de Educação aplica avaliação diagnóstica para toda a rede municipal de ensino

EMCOREIEF Santa Helena

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), de 15 a 23, aplicou para rede as avaliações diagnósticas, instrumentos pedagógicos que têm como objetivo retratar a realidade em que se encontram as turmas da educação infantil ao 9º do ensino fundamental, no campo e na cidade, tanto para as turmas em tempo parcial quanto em tempo integral, para poder subsidiar práticas pedagógicas focadas nas necessidades das crianças e dos adolescentes.

De 15 a 23 de fevereiro, foram aplicadas para as turmas de 2º ao 5º ano da rede a avaliação de fluência leitora, que detecta o nível de leitura dos estudantes, classificando-os em aluno não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência.

Entre os dias 19 e 20, as turmas de 1º ao 9º realizaram provas objetivas de língua portuguesa e matemática. Todo material aplicado nas escolas foi elaborado pela Consultoria Lyceum, parceira do programa Educar pra Valer (EpV), do Ceará. Na conclusão das avaliações, os resultados serão inseridos no Sistema de Avaliação Educar pra Valer (Saev). Nova Venécia já utiliza a plataforma desde 2022, mas este ano, a Secretaria de Estado da Educação também adotou o sistema e todos os 78 municípios capixabas farão a inserção na mesma base de dados.

Na sequência, a Seme e todas as unidades de ensino fazem as análises pedagógicas dos dados, obtendo resultados por aluno, por turma, por escola e por fim, da rede, para então realizar as intervenções pedagógicas.

Segundo a coordenadora Municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e do Alfabetização Aqui é pra Valer, do município, as avaliações geram mobilização e engajamento de todos. “Esse é um momento em que alunos, professores, diretores e Secretaria de Educação focam, primordialmente, em alfabetizar nossas crianças”, afirmou.

Já a educação infantil foi avaliada de 19 a 23, através do portfólio de desenho e da ficha de acompanhamento, nesta etapa, a avaliação é um processo contínuo e formativo, que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. A avaliação deve ser realizada de forma qualitativa, com foco nas potencialidades e nos avanços da criança.

Os alunos público-alvo da educação especial foram atendidos conforme as suas necessidades pelos professores da educação especial sala comum ou os das Salas de Recursos Multifuncionais.

EMEF Dr. Adalton Santos

EMEFTI Prof.ª Arlene Geraldo