Prefeitura de Nova Venécia e IFES alinham ações para continuidade da EJA com qualificação profissional

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), se reuniu com o coordenador do Curso de Operador de Computador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Nova Venécia, na última quinta-feira (9), para alinhamento da proposta de continuidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Qualificação Profissional.

A proposta tem como público-alvo alunos do 8º ano que tenham 15 anos completos no ato da matrícula, para que concluam o ensino fundamental em 2023 e saiam preparados para o mundo do trabalho.

Ações de cunho social entraram em pauta, visto que a proposta da rede municipal de ensino é a formação integral do cidadão.

O curso ofertado, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Nova Venécia, será o de Formação Inicial Continuada (FIC) em Operador de Computador Integrado ao Ensino Fundamental Anos Finais, que tem por objetivo oportunizar a qualificação social e profissional para quem não teve acesso aos estudos na idade certa.

Esta modalidade é a continuidade de uma ação inédita na região, que teve início em 2022. A ideia surgiu após uma série de levantamentos para identificar a quantidade de alunos em distorção, a localidade e o perfil do público para assim definir a área do curso.