Pesquisa sobre produção agroecológica e orgânica projeta politicas públicas voltadas para o setor em Nova Venécia

A produção orgânica ganha cada vez mais espaço nas propriedades rurais, garantindo alimentos saudáveis e preservando o meio ambiente. Aliado a isso, observa-se que a postura da população está priorizando cada vez mais produtos com qualidade, que incluem preocupações com os impactos ambientais, os riscos à saúde, os valores éticos e valorização dos produtores e dos trabalhadores rurais. Por meio disso, uma pesquisa sobre o panorama da produção agroecológica e orgânica está sendo realizada pela pesquisadora Marina P. Ribeiro, graduada em Administração, e cursa mestrado em Agroecologia no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Alegre. Também trabalha na instituição Federal no Campus Nova Venécia

A pesquisa visa caracterizar o sistema de produção dos alimentos orgânicos produzidos por 24 famílias que residem na área rural do município de Nova Venécia, região noroeste do Estado do Espírito Santo. “Esse estudo se faz necessário, por conta do desafio enfrentado pelas referidas famílias produtoras. Procuramos políticas públicas adequadas para potencializar a produção orgânica no município até a mesa do consumidor. Justifica-se a presente pesquisa por entender que se trata de uma inovação para a sociedade contemporânea e a comunidade científica, tendo em vista que a agroecologia nos últimos anos ganhou notoriedade no cenário político brasileiro”, disse a pesquisadora.

Para tanto, a coleta de informações será realizada em quatro momentos, o primeiro momento será feita revisão bibliográfica, no segundo momento será aplicado um questionário às 24 famílias produtoras de alimentos orgânicos no município, em um terceiro momento será aplicado um questionário a direção da Associação de Produtos Orgânicos e no quarto momento será aplicado um questionário a Secretaria Municipal de Agricultura.

A análise e interpretação dos resultados serão feitas de forma qualitativa, utilizando a estatística descritiva que mostrarão os seguintes resultados: a criação de um plano de marketing para potencializar a comercialização dos produtos orgânicos produzidos na região. Criar ainda um mapa com uma Rota Agroecológica para fomentar o desenvolvimento da região, com o objetivo de fazer a localização de uma Rota Agroecológica para possibilitar a aproximação entre produtor e consumidor. O contato direto com o consumidor facilitará a publicidade dos alimentos orgânicos e da produção agroecológica. O mapa poderá ainda facilitar no futuro o desenvolvimento do turismo agroecológico local. Pensa-se ainda na possibilidade da criação de um selo padrão para identificar todos os produtos comercializados na loja da Associação Veneciana de Agroecologia Universo Orgânico. Além de criar uma cartilha com o objetivo de auxiliar os produtores, de como obter certificação para produzir orgânicos e um folder, que auxiliará a sociedade Veneciana, quanto aos benefícios e importância da prática agroecológica e orgânica.

A Secretaria de Agricultura do município informou que colabora com o projeto e vê potencial para buscar melhorias para agricultura familiar no município, no que tange a produção orgânica e agroecológica. Destacou também que a visibilidade da pesquisa será importante para incentivar a participação de mais produtores na produção sustentável em Nova Venécia, já que boa parte da alimentação escolar na rede municipal e a entrega de alimentos nos programas sociais vêm da agricultura local.

Sobre a Associação

A Associação Veneciana de Agroecologia Universo Orgânico é atuante no mercado interno, existem 41 agricultores associados que trabalham a agroecologia e produção orgânica. Desses existem alguns produtores em fase de transição agroecológica, sendo 6 (seis) associados com certificações por auditoria, e 17 (dezessete) associados por certificação através da Organização Social (OCS) Universo Orgânico. A associação tem um ponto de loja no centro da cidade, onde são comercializadas mais de 50 variedades de produtos totalizando em média de 5 (cinco) toneladas por mês.

Instituições envolvidas

Neste projeto de pesquisa estão envolvidas a Associação de Produtores Agrícolas familiares Agrovida, o Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura Municipal de Nova Venécia, o Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (Campus Nova Venécia e Campus de Alegre) e o Banco do Nordeste.
A Associação Universo Orgânico possui um papel fundamental na comercialização da produção orgânica do município, quer ser parceiro auxiliando nas informações para o desenvolvimento da pesquisa, tendo em visa que a população, amostra e a coleta de informações serão mediadas pela Presidente da referida Associação. Já o Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) é o Assistente Técnico da produção de alimentos orgânicos no referido município, a autarquia se mostrou aberta para auxiliar na pesquisa como parceiro fornecendo informações técnicas sobre a produção de alimentos orgânicos. A Prefeitura de Nova Venécia demonstrou solidariedade com a pesquisa e os produtores de alimentos orgânicos, com o objetivo de informar sobre as ações e políticas públicas destinados a produção de alimentos orgânicos no referido município.
O Banco do Nordeste, formou parceria junto aos produtores da Associação Agroecológica Universo Orgânicos, com o objetivo de desenvolver ações destinadas a produção de alimentos orgânicos.

Acesse o link da cartilha:
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600765

Criação de Software

O IFES de Nova Venécia criou parceria com o Banco do Nordeste para desenvolver um projeto de construção de um software para gestão da comercialização e rastreamento da produção orgânica e agroecológica da Associação Veneciana de Agroecologia Universo Orgânico, com expectativa de ser replicável para outras associações e cooperativas que comercializam produtos oriundos da Agroecologia.
O software vai representar um grande desafio, pois pretende aliar, além da gestão de entradas e saídas de produtos e fluxo de caixa, a rastreabilidade dos produtos e a alimentação de um banco de informações das propriedades agroecológicas, com vistas a facilitar o processo de certificação da produção e acesso dos consumidores às informações sobre as unidades produtivas, além de desenvolver um aplicativo para facilitar as compras e entregas dos produtos em domicílio.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia