Municípios do Norte/Noroeste têm êxito na realização da I Conferência Intermunicipal

A secretária municipal de educação de Nova Venécia e anfitriã fazendo a abertura da Conferência

No dia 09 de dezembro, com início às 9 horas, por meio da plataforma virtual com transmissão pelo Canal no Youtube Educação – Nova Venécia Conectada, 7 municípios do Espírito Santo, convocados por Nova Venécia, realizaram, com maestria, a  I Conferência Intermunicipal de Educação Norte/Noroeste Capixaba 2021.

Estão envolvidos nesta conferência, além de Nova Venécia, os municípios de Linhares, São Mateus, Jaguaré, São Gabriel da Palha, Rio Bananal, Vila Valério e Pinheiros com suas representatividades como estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral que têm em a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.

Como representante de todos os municípios, a secretária de educação de Nova Venécia iniciou a Conferência agradecendo o empenho da Comissão Organizadora da qual fazem parte técnicos pedagógicos de todas as cidades envolvidas. “Fazer a Conferência de forma virtual foi muito desafiador, afinal é necessário garantir o debate, promover a participação de todos os segmentos, e as equipes de todas as secretarias municipais trabalharam incontáveis horas para que este momento se concretizasse”. A secretária agradeceu também o Instituto Federal do Espírito Santos campus Nova Venécia pela parceria tecnológica para transmitir a Conferência.

A solenidade de abertura aconteceu pela manhã com o pronunciamento de prefeitos, vice-prefeitos e as respectivas secretarias de educação. Todos os prefeitos presentes e seus representantes, na transmissão, fizeram questão de reforçar a importância da Conferência no processo democrático e para o desenvolvimento da educação. “Não pode haver caminho melhor para discutir educação do que num espaço em que toda sociedade tem sua voz representada” frisou em sua fala a vice-prefeita de Vila Valério.

A palestrante que abriu os estudos da Conferência com o tema da Conae 2022 “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, é professora do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Durante suas colocações, a palestrante trouxe uma profunda reflexão fazendo um recorte no tema sobre a palavra compromisso, levando para os participantes questões como a responsabilidade real de cada um, fazendo uma metáfora da educação como um grande bolo.

“Qual o tamanho da minha fatia nesse bolo? E do prefeito? E da secretária? E dos professores? E das famílias? Essa é uma responsabilidade de todos, é um bolo do qual todos nós precisamos cuidar” analisou a professora. Dentre tantos pontos marcantes de sua apresentação, a especialista ainda acrescentou “Se estamos falando de uma educação para o futuro, precisamos pensar nessa educação agora. Pensar numa educação que permita que crianças e adolescentes sejam imaginativos, produtores, atores, protagonistas do seu próprio processo educativo. Uma educação que não as cerceie, mas que a escola seja um espaço de manisfestação da liberdade e da democracia, uma escola que lhes permita ser coletivos e não individuais” completou.

A palestra de abertura foi muito elogiada por todos e após o debate do tema principal, os conferencistas fizeram a leitura e a aprovação do Regimento Interno da Conferência, que foi aprovado por 458 participantes.

“A conferência intermunicipal é o evento preparatório para a CONAE 2022. Trata-se de um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação brasileira, organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nos municípios, Distrito Federal, estados e país.” disse o coordenador geral da conferência, o técnico pedagógico da Seme de Nova Venécia, que explicou “Por conta da pandemia do COVID-19, esta edição excepcional, precisou ser realizada em formato virtual”.

Às 14 horas, tiveram início as Plenárias que são distribuídas em 3 eixos, anteriormente escolhidos pelos inscritos, conforme atuação e interesse pelos temas. Durante as plenárias, um moderador, um relator, um intérprete de Libras e responsáveis pela tecnologia das salas virtuais acompanhavam todos os trabalhos para facilitar a interação entre os conferencistas.

O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas foi tratado no Eixo I. O palestrante, assessor parlamentar para assuntos educacionais, trouxe para os participantes o desafio de se elaborar um documento num momento pós pandemia. “Se elaborar algo para educação num período de 10 anos, como o é caso do Plano Nacional de Educação, nunca foi um exercício fácil, agora precisamos levar em conta o quanto será desafiador planejar para uma clientela que passou 2 anos com pouca e ou sem nenhuma interação com um professor.

Como vamos falar de equidade num cenário de extrema desigualdade? Será mais que um desafio, precisaremos de muita coragem, compromisso e responsabilidade” salientou o especialista. Mais um vez em Nova Venécia, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante que promoveu um debate muito produtivo. Para este eixo, foram votadas 4 proposições.

No Eixo II, com o  tema “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação”, a assessora de Tecnologia da Informação da Sedu trouxe suas considerações para a discussão. “A maneira como organizamos a sala de aula tem sim impacto na forma como o estudante interage, colabora, aprende” disse a professora, que fez uma defesa das metodologias ativas, da qual o aluno participa mais de seus estudos, saindo daquela aula expositiva e partindo para algo mais interativo, estimulando uma sala de aula inovadora.

“Ao utilizar métodos que incentivem a interação do aluno com o professor, entre os colegas e por meio de materiais e recursos pedagógicos, ele desenvolve a autonomia do seu processo de aprender e tem uma aprendizagem mais significativa e contínua e isso não demanda necessariamente que todos tenham um computador”. Inclusive a professora deixou muitos sites como referências e ideias para que o professor otimize seu tempo de planejamento. “O professor precisa aprender a usar as ferramentas disponíveis a seu favor” finalizou.

O “Sistema Nacional de Educação (SNE): avaliação da legislação inerente, proposta do modelo” foi o tema discutido pelo próprio deputado relator do Projeto, que em sua explanação comparou o SNE ao SUS. Para ele, “Colaborar com a educação não pode ser uma opção dos governos em qualquer que seja a esfera como é feito hoje, pois a criança, que deveria ser o foco de qualquer planejamento, fica a mercê de decisões políticas de interesses partidários.

É inadmissível imaginar que alguma criança de algum lugar do país deixe de receber recursos financeiros, porque agentes políticos não se entendem” colocou em discussão o relator, também especialista e ex-secretário de educação no Ceará. O deputado também tranquilizou os dirigentes municipais quanto à autonomia dos sistemas municipais de educação, que, segundo ele, não é retirada. Nenhuma proposição foi acrescentada ou retirada neste eixo e o documento referência foi aprovado na íntegra.

Os participantes iniciaram os estudos da tarde todos juntos numa sala virtual do Zoom e se deslocavam para as salas dos seus eixos. Ao final de cada eixo estudado, era feita a análise do documento referência e votadas as possíveis sugestões de acréscimo ou retirada de algum trecho/termo do texto; este momento é denominado Plenária de Eixo.

Com as definições dadas pelas Plenárias de Eixo, os conferencistas retornavam para sala inicial para realizar as Plenárias Finais, momento em que todas as propostas feitas nas Plenárias de Eixo são expostas para todos os presentes e votadas novamente. A transmissão ficou por conta do município de Linhares, no qual a secretária de educação é também a presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Unidme-ES). 

Ao final da votação dos textos dos documentos referências de cada Eixo, a Plenária Final elege os delegados municipais, que irão participar da Conferência Estadual. Como se tratava de 8 municípios, foram eleitos ao todo 50 delegados.

Todas as participações e os  votos dos presentes estão devidamente computados em formulários do Google Forms, criados pela Comissão Organizadora para assegurar a legitimidade da Conferência, nos quais constam 472 assinaturas de participação na Plenária Final, um indicativo de sucesso absoluto do trabalho de excelência prestado pela Comissão Organizadora da I Conferência Intermunicipal de Educação Norte/Noroeste Capixaba 2021. Até o fechamento desta matéria, a trasmissão de abertura no Canal Nova Venécia Contectada do YouTube contava com mais de 2584 visualizações.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia

Palestrante na Sala do Eixo I em análise da educação no período pandêmico

A assessora de Tecnologia da Informação da Sedu em explanação sobre metodologias ativas – Eixo II

O deputado federal, relator do Projeto sobre o Sistema Nacional de Educação, participou da Conferência esclarecendo pontos da proposta – Eixo III

A conferência contou com intérpretes de Libras em todas as salas além de descrição de audiovisual

A coordenação geral da Conferência é composta pela secretária municipal de educação de Nova Venécia, de um técnico pedagógico membro do Plano Municipal de Educação, da responsável pela Formação Continuada  no município e de uma professora língua portuguesa da rede, revisora de texto