Prefeitura de Nova Venécia firma parcerias de fortalecimento da agricultura familiar

O intuito foi de fortalecer as parcerias com o Incaper e Sindicato dos Trabalhadores, o Projeto Compra Direta de Alimentos (PAA) e Programa de Aquisição de Alimentos (CDA), Assistência Técnica e Extensão Rural organização e comercialização de produtos da agricultura familiar.

O prefeito de Nova Venécia, acompanhado de seu vice e coordenador de governo, realizou na manhã desta terça-feira (12), uma reunião em seu gabinete sobre os convênios do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF) e sobre políticas públicas locais.

A reunião contou com as seguintes secretárias municipais, Educação, Agricultura, Assistência Social, do presidente do Incaper, presidente do STRAF, da coordenadora do Projeto Compra Direta de Alimentos (PAA) e Programa de Aquisição de Alimentos (CDA), servidores e representantes de associações locais de Água Limpa, Barra de Boa Vista e de Agroecologia.

O intuito da reunião foi firmar parcerias para melhor atender a população e a agricultura familiar do município. Foram abordados os convênios com a Secretaria de Assistência Social,
Programa de Alimentação Escolar (parceria com a Secretaria de Educação), assistência técnica e extensão rural (parceria com a Secretaria de Agricultura), trabalhos desenvolvidos pelo Incaper e a organização e comercialização da agricultura familiar.

O convenio do PAA e CDA beneficia prioritariamente os agricultores familiares, assentados, comunidades locais que aumentam sua renda e que levam para o município seus produtos para os beneficiários do projeto que terão acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, diminuindo situações de insegurança alimentar e nutricional.

“Temos que valorizar o homem do campo, as famílias que vivem da agricultura familiar, com o suporte da nossa Secretaria de Agricultura fortalecer o trabalho e geração de renda e com isso ofertar suporte a famílias que se encontram em vulnerabilidade social, assistidas pela Secretaria de Assistência Social, fornecer alimentação saudável e de qualidade na nossa rede de ensino com a compra direta de alimentos através da Secretaria de Educação. Essa reunião foi importante e bastante produtiva, me coloco a disposição e também toda nossa equipe para contribuir no que for necessário para o melhor desenvolvimento do trabalho frente à população rural de Nova Venécia”, disse o prefeito de Nova Venécia.