Nova Venécia atende pessoas idosas, deficientes e de baixa vulnerabilidade, do interior, com documento de identidade

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Administração/Setor de Identidade, numa parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública/Polícia Científica e a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o Projeto Cidadania Rural, que visa a emissão de documento de identidade para pessoas idosas, com deficiência e de baixa vulnerabilidade, moradoras do interior do município, em virtude da grande dificuldade de deslocamento até a cidade para concretizar o fim da necessidade documental e garantir cidadania ao cidadão veneciano.

O documento de identidade será gratuito, e beneficiará até 30 cidadãos por comunidade da zona rural. “A entrega da identidade aos beneficiários está prevista entre 90 e 120 dias, mas a Polícia Científica tem ampliado seus esforços para antecipar o prazo estimado”, informa a coordenadora do projeto e do setor de identidade do município.

Andréia destaca, também, que “o comunicado aos moradores está sendo realizado pelos Agentes de Saúde de cada comunidade, além da orientação sobre a obrigatoriedade da apresentação dos documentos necessários, que são: certidão do estado civil atual, 01 foto 3×4, comprovante de residência, CPF e outros documentos pessoais que queiram incluir na identidade”.

O Projeto Cidadania Rural, que até o momento atendeu as comunidades de Cedrolândia e Guararema, já tem agenda definida para Boa Vista (03/05), Cristalina (17/05), Poção (31/05) e Alto Muniz (14/06).

O chefe do executivo veneciano comemora mais um serviço de grande utilidade prestado às pessoas que se encontram em dificuldade para deslocamento até a cidade para conseguir o seu documento. “Já realizamos diversas obras físicas importantes e estamos muito satisfeitos, mas quando o benefício atende diretamente ao cidadão, garantindo cidadania por meio da emissão de sua identidade, por exemplo, a nossa alegria é muito maior. Estamos trabalhando diariamente para entregar às famílias venecianas os benefícios que precisam e merecem”, destaca o prefeito veneciano.