Educação garante uma semana de estudos para professores de 1º ao 5º ano

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última semana, de 15 a 19 de abril, realizou as formações dos profissionais da educação que atuam no ensino fundamental anos iniciais – de 1º ao 5º ano, previstas no Calendário Escolar.

Duas professoras da rede, uma de matemática e outra de língua portuguesa, foram capacitadas pelo programa Educar pra Valer (EpV) para serem formadoras no município, com o objetivo, principalmente, de fortalecer o protagonismo, criatividade e qualificação dos professores, a partir de trocas de experiências pedagógicas exitosas com suas respectivas turmas.

Cada turma estuda temas gerais do ensino fundamental e específicos por componente curricular (língua portuguesa e matemática). Esta é a segunda formação do programa ofertada este ano, por isso, as formadoras sempre iniciam os trabalhos com a acolhida, mas também retomando os assuntos dos conteúdos gerais abordados anteriormente.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais e também coordenadora Municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e do programa Alfabetização Aqui é pra Valer, a formação continuada em serviço é vista como prioridade nesta gestão. “A qualidade da educação é sem dúvida conquistada por meio da ampliação do conhecimento dos profissionais que acontece com a contribuição das capacitações. Ao colocar a formação no Calendário Escolar, a Seme garante o direito do professor de dar continuidade aos seus estudos e, aos estudantes, os direitos de aprendizagem”, afirmou a especialista.

Professores do ciclo de alfabetização

A proposta de rotina e materiais didáticos pedagógicos estruturados e complementares oferecidos pelo programa EpV e a análise dos resultados das avaliações diagnósticas também são pertinentes ao fortalecimento do conhecimento e da prática de todos os profissionais.

Além dos assuntos gerais, todo o ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano, em língua portuguesa, compartilhou de temas do eixo de oralidade e a proposta curricular do programa EpV destas turmas, do 2º mês da 1ª etapa; em matemática, o Sistema de Numeração Decimal, suas características, propriedades e a relação na construção do conceito de números nos anos iniciais.

Em língua portuguesa, para enfatizar a importância da oralidade e ampliação do vocabulário na alfabetização, foram desenvolvidas atividades com os gêneros textuais: parlendas, adivinhas e trava-línguas, enfatizando como esses gêneros estimulam a expressão oral, ajudando os alunos a se familiarizar com diferentes estruturas linguísticas, vocabulário e entonações e o desenvolvimento do ritmo da fala.

A formadora demonstrou por meio do referencial teórico como as atividades orais são essenciais à aprendizagem da linguagem e da comunicação, assim, dinâmicas de leitura foram realizadas pelos cursistas, que refletiram  qual tempo pedagógico está sendo utilizado dentro da sala de aula para trabalhar a oralidade, a leitura exemplar, a predição, o levantamento de hipóteses, observando assim, como a escrita tem um tempo privilegiado neste espaço.

Com dinâmicas diferenciadas, a formadora de matemática fez uma vivência com o uso dos blocos lógicos, em grupos, utilizando a metodologia ativa “Aprendizagem entre pares”, em que os participantes devem observar com atenção as peças e responder sobre o que elas têm em comum, de diferente, o que possuem e fazendo uma proposta de organização dessas peças. 

Também chamou muito a atenção dos cursistas, o varal numérico com o uso de fichas numeradas de 0 a 50, de forma desordenada, para o desafio de construir uma linha numérica e organizá-las na ordem crescente. A formadora estimulou o uso do material dourado e do ábaco para identificação do número e das ordens que o compõem. Na fundamentação teórica, os professores participaram na construção de uma seriação e sequenciação, e assim perceberam na prática a diferença entre esses dois conceitos. 

Aconteceu ainda uma reflexão sobre a importância de se trabalhar o letramento matemático em sala de aula, sendo apresentadas sugestões de atividades para desenvolver algumas habilidades, como por exemplo, a Flor numérica, Você é o detetive, vídeos instrucionais, jogos on-lines, entre outros.

1º ano

2º ano

3º ano

Professores de turmas de 4º e 5º ano

Para esse público, em língua portuguesa, alguns dos objetivos gerais foram discutir intervenções pedagógicas por meio da construção de planejamento e plano de aula voltados para alfabetização, letramento e fluência de leitura, estudar as habilidades foco, destacando a cumulação e progressão das habilidades na etapa e explorar ferramentas e atividades complementares digitais para apoio às atividades de recomposição e recuperação de aprendizagens dos estudantes.

Em língua portuguesa, o foco estava na oralidade, e por isso surgem alguns questionamentos e desafios do tipo “Como desenvolver a fluência leitora dos alunos?” Durante a formação, as atividades mostram que trabalhar práticas regulares de ouvir e ler em voz alta, aumentando sua velocidade de leitura e sua capacidade de ler com precisão e expressividade podem contribuir muito com esta habilidade. Outra pergunta muito comum nesta fase é “Como desenvolver e estimular o interesse pela leitura?”, para qual foi sugerida a escolher textos interessantes e envolventes e depois feita uma leitura oral expressiva pelos alunos e professores.

Um exemplo de atividade de estímulo à leitura foi o de trabalhar a música da “Dona Baratinha”, realizando sua leitura com as diversas entonações como a de medo, raiva, sono, euforia,  entre outros sentimentos e sensações.

Os professores cursistas foram estimulados a trabalhar, sem receios, as atividades orais, apesar do prestígio da escrita em detrimento à oralidade, conforme relatos dos próprios professores. Houve muita troca de sugestões e possíveis soluções, a fim de equilibrar o uso do tempo pedagógico entre o ensino-aprendizagem da oralidade e da escrita.

Já em matemática, houve estudos sobre a consolidação das habilidades propostas para a etapa, enfatizando os conhecimentos prévios e a distribuição dos conteúdos representativos, como utilizar a aprendizagem baseada em pares (ou times),  vivenciar uma sugestão de rotina para as aulas de matemática, propor intervenções pedagógicas para a aprendizagem das habilidades em que os alunos tiveram mais dificuldades, abordar estudo teórico sob o tema Desenvolvendo ações pedagógicas para o ensino de localização e movimentação, no 4º ano, e campo multiplicativo, no 5º ano, e  abordar, a partir do contexto didático-pedagógico, a macro competência socioemocional.

No quarto ano, no primeiro momento, a formadora conduziu a dinâmica de acolhida Jogo de dardos, a fim de localizar pares ordenados em um plano cartesiano e, em seguida, responder à questão proposta. Foi realizada uma reflexão sobre a importância de se trabalhar o letramento matemático em sala de aula e as capacidades que são desenvolvidas nos estudantes a partir dele. Na vivência da rotina de matemática, os professores puderam experimentar a dinâmica de transformar a sala de aula em uma malha quadriculada, onde eles foram os pontos que formam os quadrados e cada um falou sua coordenada cartesiana, para posteriormente replicar a ideia em suas turmas. Na fundamentação teórica sobre localização e movimentação, foram relembrados alguns conceitos como, direção e sentido, lateralidade, retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, movimentação, percurso e coordenadas cartesianas.

No quinto, além da acolhida do primeiro momento, os professores socializam experiências exitosas desenvolvidas em sala de aula, a partir da exploração das habilidades da etapa anterior na rotina de aula de matemática; a essa dinâmica dá-se o nome de “Eu fiz e recomendo”. Na vivência da rotina, relembraram as ideias da divisão por meio de uma atividade lúdica e com material concreto e na fundamentação teórica, sobre campo multiplicativo, foram revistos conceitos, definições e ideias sobre multiplicação e divisão, como organização retangular, proporcionalidades, combinação, adição de parcelas iguais, propriedades, algoritmo, repartição equitativa e medida ou comparação. 

4º ano

5º ano

Ascom | PMNV