Estudantes da rede municipal recebem bolsa de estudos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Henrique Pacheco Moreira, ao lado do irmão, durante a cerimônia de certificação Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com o prefeito e a secretária de educação em 2021

A Secretaria Municipal de Nova Venécia, na última semana, foi informada pela Coordenação do Programa de Mentoria Olímpica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações /Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (MCTI) /CNPq) que dois alunos da rede municipal de ensino, que participaram em 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), foram contemplados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq / MCTI do Auxílio Brasil.

Os dois alunos agraciados com a bolsa são estudantes da EMEIEF Francisco Secchin, escola do campo no município,  moradores de Cristalina, tratam-se de Rodrigo Bressale Padovan e Henrique Pacheco Moreira, que atualmente já estão no Ensino Médio.

Para a secretária de educação, o incentivo por meio da bolsa vem ao encontro dos anseios da pasta para Educação do Campo, “Trabalhamos incansavelmente para o fortalecimento da educação nessa modalidade. Apoiar financeiramente o talento dos jovens do campo é garantir melhorias para as comunidades, trazer ciência, conhecimento e informação gera transformação” comemorou a professora.

A Bolsa é concedida a estudantes de destaque (medalhistas) em competições acadêmicas e científicas (olimpíadas), de abrangência nacional apoiadas pelo MCTI. É importante destacar que somente os alunos integrantes das famílias inscritas no programa Auxílio Brasil estão aptos para o benefício. A Bolsa é paga em 12 parcelas mensais no valor de R$ 100 para o estudante; e em mais uma parcela única no valor de R$ 1.000 à família do estudante.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, iniciou o pagamento no final de dezembro/2021. Ao todo, estão sendo beneficiados 2.392 estudantes, de 26 estados do país.

O programa, além de contribuir em vários aspectos relacionados à importância do ensino, da promoção e da popularização da ciência, também trata da oportunidade da mobilidade social quando premia financeiramente o esforço dos alunos de destaque, valorizando aqueles que se dedicam ao estudo como forma de ascensão social.

A proposta também se apresenta alinhada aos objetivos estratégicos do Governo Federal, por meio do MCTI, que busca a difusão e promoção do ensino de ciências por meio da educação, incentivando disciplinas e eventos ligados a ciências, pesquisas científicas e tecnológicas na educação básica, técnica e profissionalizante.

O estudante que é bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI do Auxílio Brasil precisa, necessariamente, de participar do Programa de Mentoria Olímpica do MCTI/CNPq.

O Programa é composto de tarefas acadêmicas mensais, de caráter obrigatório, que deverão ser cumpridas ao longo do ano e enviadas pelo estudante, caso o estudante não cumpra algumas das tarefas que lhe for indicada, poderá deixar o Programa de Mentoria do MCTI/CNPq e deixar de receber a bolsa.

O estudante Rodrigo explicou como recebeu a notícia sobre a bolsa “Foi uma surpresa, pois foi referente  Oba de 2020. Minha professora de ciências do 9º ano entrou em contato comigo, pois havia recebido um e-mail dizendo que eu e um colega havíamos sido contemplados. As atividades estão tendo um bom desenvolvimento e está sendo muito interessante participar das mentorias e ter acesso a esse aprendizado” explicou.

Rodrigo Bressale Padovan também foi contemplado com Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq / MCTI do Auxílio Brasil.