Nova Venécia sedia Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura

A prefeitura de Nova Venécia através da secretaria de Cultura e Turismo, sediou na última segunda-feira (02), a Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura, tendo como tema “Democracia e Direito à Cultura”. O encontro foi coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia em parceria com os Secretários e colaboradores dos municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Vila Valério, Vila Pavão e aconteceu das dependências do Centro de Convivência do Idoso. Foram mais de 100 pessoas presentes no evento.

A conferência tinha como objetivo principal ampliar o debate com a sociedade civil e poder público sobre o conceito de Cultura. Propor, orientar e deliberar junto a Conferência Estadual e respectivamente à Nacional, novas ideias junto ao poder público que se transformem em um novo Plano Nacional de Cultura.

A meta foi construir esse importante espaço de discussão, mobilizador e propositivo junto a sociedade direcionado por 06 grandes eixos temáticos, com grande relevância e apelo social. As abordagens foram muitas, Marco Legal , Sistema Nacional de Cultura, Democratização de acesso à Cultura, Identidade, Patrimônio, Raça, Acessibilidade, Economia criativa, Trabalho, Renda, Direito às artes, Linguagens Digitais entre tantos outros.

Na conferência foram eleitos Delegados pela votação dos presentes para que os mesmos possam representar seus municípios na Conferência Estadual, a ser realizada em 08 de Dezembro deste ano, e posteriormente a Nacional em 08 de março de 2024.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Nova Venécia, o Vice de Vila Pavão, Vereadores de diversos municípios e seus Secretários e ainda o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais Veneciano.

A palestra foi ministrada pela Senhora Presidente do Fórum Estadual de Cultura e Secretária de Cultura de Viana, Renata Rosa Weixter. com o tema “ Democracia e Direito à Cultura”. O público interagiu intensamente e o objetivo foi alcançado com amplo êxito.

O Secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, ressaltou a importância e apoio que o prefeito de Nova Venécia tem dado ao setor com tantas entregas aos trabalhadores da Cultura e também a gratidão aos municípios participantes da Conferência.