Nova Venécia é contemplada com repasse ao Fundo Municipal de Cultura

Nessa quinta-feira (3), o Secretário de Cultura de Nova Venécia, juntamente com a equipe técnica estiveram no Palácio Anchieta para assinatura do marco histórico na política pública cultural do Espírito Santo e de Nova Venécia.

No ato da Assinatura do Coinvestimento de Repasse Fundo a Fundo feito pelo Governador do Estado, será repassado ao Fundo Municipal de Cultura de nosso município o valor de R$ 122.906,32, a contrapartida previamente autorizada pelo Prefeito de Nova Venécia é de R$ 61.453,16, totalizando R$ 184.359,49 a serem aplicados pelo município através de programas e ações municipais via editais e chamadas públicas beneficiando todos os fazedores de cultura venecianos.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, esse recurso será muito importante para nossos artistas; “Vamos fomentar, desenvolver e promover o maior número possível de pessoas envolvidas culturalmente com Nova Venécia. A Secretaria não medirá esforços para esse recurso chegue da forma mais prática e rápida a quem é de destino. Por isso, faremos uma força tarefa com nossos técnicos para estudo e aplicação.” Salientou o secretário.

Na cerimônia foram anunciados os 46 municípios habilitados para receber o recurso do Programa de Coinvestimento a Cultura do Governo do Estado, repasse Fundo a Fundo, e foram anunciados os valores que cada município receberá e que deverá coinvestir.

Serão repassados R$ 5 milhões do FUNCULTURA da SECULT-ES e serão coinvestidos cerca de R$ 3,3 milhões pelos municípios habilitados, totalizando R$ 8,3 milhões em investimentos na cadeia produtiva da cultura no Estado, recurso que será gerido pelos municípios de forma a descentralizar as ações culturais abarcando a realidade específica dos seus territórios.

Esse repasse é inédito em todo o País e sem dúvida será referência para que outros estados implementem fazendo valer definitivamente uma importante razão de existência dos Sistemas de Cultura que consiste na consolidação de Políticas Públicas de Estado para o fomento à cultura.

Agradecemos ao Governador Renato Casa Grande e todas as equipes do seu Governo, especialmente, a equipe da SECULT-ES e o dedicado e inovador Secretário de Estado de Cultura.

Parabéns aos Gestores Municipais de Cultura que por meio da participação no Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura – FORCULT-ES e assessorados pela SECULT-ES e prepararam seus municípios em tempo recorde para receber o primeiro ciclo desse repasse.

Agradecimento, mais que especial a Equipe da Secretaria de Cultura de Nova Venécia que preparou nosso município a receber esse importante recurso para a cultura Veneciana.