Creas realiza encontro de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas

Primeiro encontro de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas destaca importância da família

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou o primeiro encontro quinzenal destinado a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, abordando os regimes de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Sob o tema “Família”, o evento reuniu profissionais e familiares dos jovens atendidos, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância dos laços familiares no processo de ressocialização.

O encontro, conduzido pelo palestrante Deldebio Elvis Pinto, destacou a relevância do apoio familiar no desenvolvimento e na reintegração social dos adolescentes em situação de vulnerabilidade. “É fundamental reconhecer o papel central da família no processo de recuperação e reinserção desses jovens na sociedade. O apoio familiar não só fortalece os laços afetivos, como também contribui significativamente para a construção de novas perspectivas de vida”, ressaltou.

Além das discussões sobre o tema central, o encontro também proporcionou momentos de celebração e confraternização. Em comemoração à Páscoa, foram distribuídas lembrancinhas aos participantes, simbolizando a renovação e a esperança de novos caminhos.

“Esse é o início de uma série de encontros quinzenais promovidos pelo nosso equipamento, nosso objetivo não visa apenas oferecer apoio técnico e psicossocial aos jovens em situação de vulnerabilidade, mas também criar espaços de convivência e diálogo que estimulem a reflexão e o fortalecimento dos laços familiares”, finalizou a coordenadora do Creas.