Conselho Tutelar de Nova Venécia na escola

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar, na busca por promover um ambiente escolar seguro e propício ao desenvolvimento integral dos alunos, uma parceria sólida entre o Conselho Tutelar e a escola tem se revelado fundamental. A iniciativa, que visa prevenir ações de alunos por comportamento inadequado, vai além da simples repreensão, buscando entender as raízes dos problemas e proporcionar suporte tanto aos estudantes quanto às suas famílias.

Segundo o Conselho Tutelar essa abordagem colaborativa envolve uma série de estratégias coordenadas entre o Conselho Tutelar, a escola e as famílias dos alunos. Um dos principais pilares desse trabalho é a realização de visitas regulares às escolas municipais e estaduais, por parte dos membros do Conselho Tutelar, que se reúnem com professores, diretores e outros funcionários para identificar possíveis demandas que estejam afetando o desenvolvimento dos alunos.

Ainda, de acordo com o Conselho, o Art. 19. do Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza: “ Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes”.

Durante essas visitas, é dada especial atenção à identificação precoce de problemas comportamentais, pedagógicos ou familiares que possam estar influenciando negativamente o desempenho dos estudantes. “Através de diálogos abertos e construtivos, busca-se entender o contexto de cada aluno, suas necessidades individuais e os desafios que enfrentam dentro e fora da escola”, destaca um dos conselheiros tutelares.

Uma vez identificadas as demandas, é estabelecido um plano de ação conjunto, envolvendo não apenas medidas disciplinares, mas também suporte psicossocial e encaminhamento para serviços e recursos externos, quando necessário. Além disso, é priorizada a comunicação transparente e contínua com as famílias dos alunos, incentivando sua participação ativa no processo de acompanhamento e intervenção.
“Esperamos que com essa ação junto aos demais serviços da rede, tenhamos resultados significativos, com redução nos casos de comportamentos inadequados e uma melhoria geral no clima escolar”, finaliza o conselheiro tutelar.