Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação em ‘Agosto Dourado’: Promovendo a conscientização sobre a importância do aleitamento materno

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação em “Agosto Dourado” organizada pela coordenação de saúde bucal e coordenação de Estratégia de Saúde da família, esta é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno durante o mês de agosto. Durante esse período, estão sendo realizadas diversas atividades e eventos para informar e sensibilizar a comunidade sobre os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para o bebê.

No contexto da capacitação com os agentes de saúde, a presença de profissionais como a nutricionista Manuela Barcelos, a enfermeira Nadiny Caelgari e a odontopediatra Valchia Colombi, é de suma importância, pois cada uma dessas profissionais possui conhecimentos específicos que complementam o tema do aleitamento materno.

A nutricionista Manuela Barcelos abordou aspectos relacionados à composição do leite materno, destacando os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e como o aleitamento materno contribui para a prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico.

A enfermeira Nadiny Calegari pode trazer informações valiosas sobre a prática do aleitamento materno, mostrando as melhores técnicas para a amamentação, posições confortáveis para a mãe e o bebê, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre o tema.

Já a odontopediatra Valchia Colombi pode discutir a importância do aleitamento materno para a saúde bucal do bebê, enfatizando como o leite materno pode ser benéfico para o desenvolvimento adequado da dentição, prevenção de problemas dentários no futuro e informações sobre as leis que protegem o direito de amamentar.

A sinergia entre essas profissionais permitirá que os agentes de saúde estejam bem preparados para orientar as gestantes e mães sobre os benefícios do aleitamento materno, esclarecendo dúvidas e incentivando essa prática tão importante para a saúde e bem-estar dos bebês e suas mães. Além disso, a capacitação pode envolver informações sobre técnicas de apoio ao aleitamento, como ordenha do leite, como lidar com problemas comuns que podem surgir e como promover um ambiente favorável à amamentação.

Ascom | PMNV