Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre casos de Meningite que vem ocorrendo no ano de 2022

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica, vem informar sobre casos de Meningite que vem ocorrendo no ano de 2022 e em especial no mês de outubro. É de conhecimento da Vigilância Epidemiológica, desde a data das notificações realizadas pelos estabelecimentos de saúde.

A Meningite é um Processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por bactérias ou vírus. Ressaltamos ainda que a meningite que tem maior caráter letal e que requer intervenção é a meningocócica e que neste ano de 2022 ainda não foram confirmados casos em Nova Venécia – ES.

Em Nova Venécia, no ano de 2022, foram 11 casos notificados, sendo 09 confirmados e 2 casos descartados, não houveram óbitos. Em especial no mês de outubro/2022 existem 4 casos notificados (1 descartado, 1 em alta clínica e 2 pacientes internados sob tratamento: 1 no Hospital Roberto Silvares e outro no Hospital Meridional).

O Município vem enfrentando mudanças climáticas repentinas o que favorecem o aumento das síndromes gripais, além dos casos de laringite, otite e sinusite que podem desencadear uma meningite dependendo da situação de saúde e histórico vacinal da pessoa. Devido a isso salientamos a grande importância de se manter a caderneta de vacinação em dia, tanto em adultos quanto em crianças. Felizmente já existe vacina da meningite, desde a década de 1970 que a vacina meningocócica se encontra disponível para a população.

Existem 5 tipos de meningococo: A, B, C, W e Y. Em uma única vacina, é possível se proteger contra os tipos ACWY. Recomenda-se que as doses sejam administradas logo nos primeiros meses de vida – uma aos 3 meses, outra aos 5 meses e a última aos 7 meses de vida. Há também as doses de reforço, que são indicadas entre os 4 e 5 anos de vida e depois quando a criança completa 11 anos de idade.

Orientamos caso a pessoa apresente, febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, que procure atendimento médico para avaliação e averiguação.

Ascom | PMNV