Abertura de vagas para curso de aperfeiçoamento em Direitos Humanos

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta terça-feira (30), informa que estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos (CDHD), ofertado pelo Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

O período de inscrição é de 15 de abril a 05 de maio. O curso tem duração de 05 meses e acontece de 27 de maio a 31 de outubro deste ano. Com carga horária de 80 horas, tem o objetivo de contribuir com a formação de agentes educadores em direitos humanos para atuarem como promotores, defensores e multiplicadores da promoção desses direitos em seus espaços de atuação e formar profissionais da educação básica da rede pública em Educação em Direitos Humanos e Diversidades em todos os estados da federação e Distrito Federal.

No total, estão sendo ofertadas 7.560 vagas pelo Ministério da Educação, por meio da  Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) . O acesso é on-line pela Plataforma Moodle.

A inscrição pode ser feita no link: https://cead.ufu.br/inscricao/2024/04/formulario-inscricao-curso-aperfeicoamento-educacao-direitos-humanos-diversidades .

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: [email protected] e para mais informações, consulte o site:https://cead.ufu.br/noticia/2024/04/curso-aperfeicoamento-educacao-direitos-humanos-diversidades.

É possível conferir abaixo o conteúdo do curso:

Unidade Geral – Apresentação do curso e ambientação na plataforma Moodle;

Unidade I – Fundamentos de educação em direitos humanos: diversidades, criança e adolescente e o fortalecimento do Estado protetor dos direitos;

Unidade II – Diversidade sexual e de gênero, direitos da mulher: conhecer para combater distorções negadoras de direitos;

Unidade III – Comunicação não violenta, cultura de paz nas escolas e o poder da comunicação fundamentada em direitos humanos; e

Unidade IV – Migrantes internacionais, refugiados e apátridas: como contribuir com uma abordagem de direitos humanos no acolhimento? E quando os migrantes internacionais são pessoas indígenas?