Reunião de alinhamento do Comitê Intersetorial da Assistência, Saúde e Educação prevê ações para 2024

Membros do Comitê Gestor Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família e Cadastro Único

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reuniu, na última semana, o Comitê Gestor Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) e a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Bolsa Família, para planejar ações intersetoriais de gestão do PBF.

A reunião contou com a participação da coordenadora de gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa, a assistente social do Cadastro Único, coordenadores do Programa Bolsa Família da Secretaria de Saúde e Educação.

“Com esse planejamento criamos estratégias para o monitoramento do cumprimento das condicionalidades nas áreas de saúde e educação e para o apoio ao acompanhamento familiar no âmbito da assistência social, como também as ações necessárias à gestão do Cadastro Único”, disse a gestora do CadÚnico.

Segundo a coordenadora, esse encontro é importante para garantir o acesso aos serviços públicos básicos. “Quando uma família entra no programa, ela e o poder público assumem compromissos para reforçar o acesso de crianças, adolescentes, jovens e gestantes à saúde e à educação. Estamos trabalhando para levar informação principalmente às famílias em situação de não cumprimento de condicionalidades que podem receber efeitos gradativos, que vão desde uma advertência, bloqueio e, ainda, a suspensão do benefício, podendo chegar ao cancelamento em casos específicos. ”, finalizou.

Dados do sistema do Governo Federal apontam que o município de Nova Venécia conseguiu acompanhar 6.357 beneficiários, o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 88,1% na saúde e 3.215 beneficiários entre 4 e 18 anos incompletos totalizando, 81,2% na educação.