Rede Municipal de Educação de Nova Venécia estuda implantar EJA Profissional

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, reuniu na última terça-feira (21), com uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campi Nova Venécia e a Superintência Regional de Educação – SRE para avaliar a implantação da Educação de de Jovens e Adultos(EJA) com qualificação profissional.

A proposta de ensino permite aos estudantes formação para o exercício da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho, configurando ser essencial como política pública, pois objetiva garantir o direito à educação e em conjunto, o direito ao trabalho e renda.

A gerente da educação de jovens e adultos da Sedu, trouxe a experiência de como é feito o trabalho, implantado em 2019, a nível de estado. “Hoje estamos aqui com a equipe municipal para identificar as possibilidades que temos para a implantação da EJA profissional. Vejo como um passo importante esse alinhamento com o Ifes, já que é uma instituição de muita credibilidade perante a comunidade”, ressaltou a representante da secretaria de estado.

Dentro do plano municipal de educação de Nova Venécia, meta 10, está previsto articular parceria com os governos estadual e federal a oferecer no mínimo 15% das matrículas de Educação de Jovem e Adultos nos ensinos fundamental e médio na forma integrada à educação profissional.

O projeto de implantação de um currículo integrado em uma proposta pedagógica de EJA integrada à educação profissional será na modalidade presencial.

A previsão da implantação da EJA profissional no município de Nova Venécia é para o segundo semestre desse ano.

“Esse foi nosso primeiro encontro para alinhar as necessidades. Já deixamos agendados, com todos os envolvidos, um segundo momento para fecharmos a implantação dessa modalidade de ensino”, disse a Secretária Municipal de Educação.

Dentre as possibilidades de parceria com o IFES para qualificação agregada ao ensino básico estão: operador de computador, rotinas administrativas, agente cultural, assistente de secretaria, desenhista de construção civil, operador de processos de acabamento em mármore e granito, pedreiro de alvenaria.