Prefeitura de Nova Venécia entrega kits de fossas sépticas em iniciativa pioneira no Estado

Gestão municipal investe quase 200 mil reais em projeto de saneamento básico, beneficiando 70 famílias na primeira etapa de distribuição

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Setor de Habitação, realizou a solenidade de entrega dos kits de fossas sépticas para moradores da zona rural do município, no plenário da Câmara de vereadores, nesta quinta-feira (07).
Essa iniciativa inédita no Estado demonstra o compromisso da gestão pública com o bem-estar e a qualidade de vida da população, especialmente daqueles que vivem em áreas mais afastadas e enfrentam desafios no acesso aos serviços básicos.

Com um investimento de quase 200 mil reais, provenientes dos recursos próprios do município, a Prefeitura adquiriu 100 kits de fossas sépticas para doação. A entrega dos primeiros 70 kits marca o início desse importante projeto de saneamento básico, que visa beneficiar diretamente as famílias que enfrentam dificuldades com o tratamento de resíduos em suas residências.

Durante a solenidade, realizada em um clima de gratidão e reconhecimento, diversos moradores expressaram sua satisfação e agradecimento à gestão pública pelo empenho em trazer melhorias para suas comunidades. A iniciativa foi elogiada como um exemplo de comprometimento.
“Quero deixar registrado meu agradecimento à secretária de Assistência Social, ao prefeito por ter olhado para nós. Essa era uma necessidade antiga para nós que moramos no interior”, disse um morador do Córrego do Poção.

Para garantir que os kits fossem distribuídos de forma eficiente e que as famílias recebessem o suporte necessário, a equipe da Assistência Social realizou um processo de cadastro, avaliação e orientação de instalação. Além disso, o setor de habitação não poupou esforços, indo até as comunidades rurais para garantir que todos os beneficiários fossem atendidos.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, após a instalação das fossas sépticas, as famílias receberão novamente uma visita técnica da equipe responsável, assegurando que todo o processo tenha sido realizado de forma adequada e que os sistemas estejam funcionando corretamente.

“Essa primeira etapa de entrega dos kits de fossas sépticas representa apenas o início do projeto da Assistência com o total apoio da Prefeitura de Nova Venécia e dos parceiros como o Incaper e a Câmara de Vereadores, que visa ampliar o acesso ao saneamento básico e melhorar as condições de vida dos moradores da zona rural. Com essa iniciativa pioneira, o município se destaca como um exemplo de gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de sua população”, destacou a gestora.