Nova Venécia é premiado no programa Cidade Empreendedora

O município de Nova Venécia recebeu mais uma honraria e destaque por estimular e potencializar o empreendedorismo dos pequenos negócios. Desta vez, destaque no Programa Cidade Empreendedora, obtendo a 5 colocação no ranking geral do Estado.

A premiação foi entregue ao prefeito em um evento realizado pelo SEBRAE, no último dia 03 de agosto no Clube Álvares Cabral, na capital do Estado, Vitória. O evento contou com a participação do Governador do Estado, deputados estaduais e federais, e prefeitos de mais de 50 cidades capixabas. O vice-prefeito, a secretária de Finanças, a Interlocutora do Programa no município e servidores envolvidos na execução e acompanhamento do projeto também estiveram presentes.

O Cidade Empreendedora é um programa idealizado pelo SEBRAE voltado para a gestão municipal dos pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades, principalmente através do empreendedorismo. O projeto contempla diversas temáticas, como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.

O programa Cidade Empreendedora no Espírito Santo, foi lançado em dezembro de 2020 e durante os primeiros meses do ano seguinte sucedeu o processo de adesão dos municípios ao Programa, culminando na participação das 78 cidades capixabas.

A Prefeitura de Nova Venécia deu início aos trabalhos estruturando a equipe municipal, sendo designado um interlocutor para articular e mobilizar a gestão pública na implementação de ações. Esse foi o ponto de partida para a etapa inicial dos trabalhos com a aplicação da autoavaliação diagnóstica referente à capacidade de estímulo ao empreendedorismo, nas 05 dimensões básicas de competência ao poder público, desdobradas em 20 quesitos e compostos por 222 itens no total.

A autoavaliação resultou no Indice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo – ICEE, e, neste primeiro ciclo Nova Venécia obteve pontuação de 6,4 no ICEE. Os resultados permitiram identificar as lacunas para o aprimoramento da gestão no que tange aos programas, planos e ações e regulamentações direcionadas ao empreendedorismo, orientado as decisões de melhorias que conduzissem ao melhor desempenho institucional.

O Sebrae-ES ofereceu à prefeitura soluções por eixo estratégico, baseadas no resultado do ICEE. Essas soluções foram relacionadas com os cinco fatores que influenciaram o índice, e teve por objetivo melhorar o desempenho e trazer benefícios futuros ao ambiente de negócios local.

O segundo e terceiro ciclo avaliativo foi organizado em três momentos lógicos: a autoavaliação assistida, a validação e leitura do diagnóstico. Neste momento foi incorporada as alterações e ações de melhoria ocorridas no programa para verificação e reflexão dos avanços alcançados pelo município. Na etapa final, foi apresentada toda evolução do município e os pontos alcançados, sendo validado por todos os integrantes da equipe.

O município obteve pontuação final de 9,6 no ICEE, conforme a média dos percentuais obtidos nas dimensões avaliadas.

Esse resultado coloca o munício de Nova Venécia no ranking geral entre os 6 (seis) municípios capixabas com maior pontuação no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), juntamente com Anchieta, Viana, Cariacica, Vila Velha e Cachoeiro.

O excelente desempenho da gestão municipal, o prefeito André Fagundes e os prefeitos dessas cidades – e, também, das cidades de Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo, que registraram a melhor evolução no percentual de aplicação das ações do programa – foram contemplados pelo Sebrae com passagens de ida e volta para Portugal e Espanha, onde eles poderão conhecer as ações e aprender com as cidades mais empreendedoras da Europa. A viagem está prevista para novembro deste ano.

“Esses números mostram, sem dúvida, que estamos seguindo o caminho certo. Por isso, nossa cidade ganha mais esse reconhecimento do SEBRAE, no ano de 2022 fomos o vencedor no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria mais disputada do evento “Sala do Empreendedor”, sendo destaque como referência no nosso estado e na região. Estamos provando que, quando o setor público e o empresarial trabalham juntos por um desenvolvimento econômico sustentável, resultados incríveis e efetivos são obtidos. Esses prêmios representam uma vitória do coletivo, do nosso município, do nosso povo, e, da equipe de servidores da prefeitura. Eu, como representante de Nova Venécia, me senti extremamente feliz em estar entre os destaques do programa Cidade Empreendedora e receber da equipe do SEBRAE-ES e autoridades presentes esse reconhecimento” – pontuou o prefeito André Fagundes.

Ascom | PMNV