Merendeiras e auxiliares de cozinha da rede municipal passam por capacitação

Capacitação das merendeiras e auxiliares de cozinha da rede municipal de Nova Venécia

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, em parceria com o Governo do Estado do ES , por meio da SRE/SEDU, ofertou nesta quarta feira (02), uma capacitação para todos os profissionais da rede que atuam no preparo dos alimentos nas 57 unidades de ensino do município.

O tema proposto foi “trabalhar com alimentos é trabalhar com saúde”. O treinamento foi conduzido pela nutricionista da Superintência de Educação de Nova Venécia.

Cuidados ao manipular os alimentos, a importância do equilíbrio nutricional, como estar vestido adequadamente fizeram parte da fala da nutricionista. “Quem manipula os alimentos tem muita responsabilidade por que o alimento quando entregue para o aluno ele tem que estar na sua higiene perfeita”, finalizou. Ela completa dizendo que é importante que as merendeiras sigam o cardápio por conta da questão nutricional.

Durante o encontro uma dinâmica foi feita com as participantes, o objetivo era mostrar como lavar as mãos adequadamente, produtos como tinta preta, cola, glitter foram utilizados para fazer demonstrações, momento este, que descontraiu as servidoras. “Quando vi minha mão toda preta, assustei e achei engraçado. Essa brincadeira serviu para mostrar que muitas vezes não lavamos as mãos da maneira como tem quer ser de verdade”, disse uma merendeira que participou da capacitação.

Cerca de 60 profissionais participaram da capacitação, que foi dividido em dois períodos, pela manhã campo e a tarde sede.

O Subsecretário Municipal de Educação, fez a abertura do treinamento e ressaltou a importância do trabalho que as profissionais executam. “A dedicação, o cuidado, o amor são ingredientes indispensáveis para o preparo do alimento e isso nossas merendeiras tem. O que nós, da Secretaria, estamos proporcionando é uma valorização, mostrando para elas o quão são fundamentais para as escolas, para os alunos”, disse.

Seguir o protocolo sanitário também foi orientado pelo subsecretário. “Precisamos continuar nos atentando aos cuidados de prevenção a COVID-19 para assegurar tranquilidade de todos”, finalizou.