Governo Estadual lança mais uma edição do Programa CNH Social

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Setor do Cadastro Único informa que estão abertas as inscrições para o Programa CNH Social no estado do Espírito Santo.

A recente edição do programa CNH Social, do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) foi lançada no último dia 02 de abril.

Serão 7.000 carteiras de motoristas gratuitas no ano de 2024 para todo o Estado com o objetivo de proporcionar ao cidadão capixaba mais oportunidades para a inserção no mercado de trabalho, sendo divididas em duas fases ao longo do ano.

As inscrições para a primeira fase, com 3.500 vagas, começaram no último dia (02) e seguem abertas até 23h59 do dia 20 de abril de 2024, exclusivamente no site oficial do Detran I ES, www.detran.es.gov.br. As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 06 de maio de 2024, às 12h, no site do Detran I ES. Neste ano, além de 5% das vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD), também serão destinadas 8% das vagas para os egressos do sistema prisional a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran I ES e a Secretaria da Justiça (Sejus). Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas, o quantitativo vago será revertido para ampla concorrência.

A coordenadora do CadÚnico Municipal, ressalta que o programa utiliza a base de dados do cadastro Único e que, apenas consegue realizar a inscrição da CNH Social quem tem o cadastro atualizado. “É necessário ter os dados lançados na Base Nacional do cadastro até o dia 09 de fevereiro de 2024. Esses dados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico”, finaliza.