Formação de matemática tem foco no desempenho dos alunos da rede em avaliações externas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última sexta-feira (29), organizou mais uma formação para os professores de matemática do ensino fundamental anos finais de toda a rede.

Os professores, conduzidos pela formadora, que também é técnica da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais, analisaram os resultados das quatro edições já aplicadas em todas as escolas da rede do Simulado do Saeb, e focaram, principalmente, nos descritores – elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas –  do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que ainda apresentam maior fragilidade. Foram apresentadas dicas e sugestões para melhor desenvolver essas habilidades e assim, realizar a intervenção pedagógica necessária para um maior desempenho dos estudantes. 

Os simulados revelam a quantidade de alunos com desempenho que vão de abaixo do básico, básico, adequado ao avançado, e que a nota não é um único indicador, sendo a frequência dos estudantes um importante fator para elevação dos índices da escola e da rede.

A formadora trouxe para o grupo um vídeo para sensibilizar o trabalho com estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, além de mais modelos de simulados a fim de instrumentalizar os professores por meio destas atividades complementares.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, esse momento de interação entre os professores é de extrema importância, pois as trocas de experiências trazem inúmeros benefícios para o aprendizado dos alunos. “A formação continuada de professores se torna uma valiosa estratégia para contribuir com o processo ensino-aprendizagem referente às metodologias educacionais da atualidade, bem como aos procedimentos obtidos para as práticas desenvolvidas em sala de aula e em sociedade”, acrescentou a especialista.

Para outro membro da coordenação, a formação atinge o objetivo de melhorar a aprendizagem do aluno, além de promover o aprofundamento da interação entre educador e educando em sala de aula ao considerar os diferentes estilos de aprendizagem, aplicando estratégias mais adequadas para cada caso.

Ascom | PMNV