Educação divulga trabalho das escolas sobre combate à dengue

EMEFTI BAIRRO ALTOÉ

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quarta-feira (28), divulgou mais trabalhos das escolas de conscientização sobre a dengue, realizados durante o mês de fevereiro. Desta vez, no Ensino Fundamental, que, mesmo sem perder o lúdico de vista, os professores apostaram em atividades de pesquisa com aprofundamento do assunto.

A EMEIEF Lourdes Scardini, por exemplo, localizada no bairro Filomena, está realizando atividades de grande abrangência na escola. No componente curricular de ensino religioso, a professora do 5º ano B, do turno vespertino, trabalhou algumas habilidades do objeto do conhecimento filosofia de vida e  memória coletiva, a fim de promover a conscientização sobre a dengue. Preocupada com o número de casos de focos encontrados, não só no bairro, como em toda cidade, a professora procurou saber que informações os estudantes já tinham sobre o assunto. Com base no que coletou, foi realizada uma exposição para mostrar como a dengue é causada, como é transmitida, o nome do mosquito e as formas de prevenção. Na sequência, os estudantes fizeram atividades de leitura, pintura e registraram as ações de cada um sobre dengue. A professora utilizou o material pedagógico “Aplicativo do Combate à Dengue” de um canal da web.

A diretora da escola informou ainda que as atividades seguem até o mês de março. “No componente curricular de língua portuguesa o tema dengue também será abordado”, afirmou.

Na EMEF Dr. Adalton Santos, os professores de ciências formaram uma verdadeira força tarefa e abordaram diversos aspectos sobre o tema, com as turmas de 6º ao 9º, tanto no vespertino quanto no matutino. O resultado foi uma exposição de trabalhos de grande relevância para a comunidade escolar do bairro Municipal I, onde a escola está localizada. Depois de muita pesquisa, leitura, interpretação, escrita, vídeos educativos, debates, entre outros, foram elaborados cartazes, fichamentos, panfletos e um mural informativo.

Em Cristalino, na EMEIEF Francisco Secchin, a professora de ciências proporcionou aos estudantes momentos de muita pesquisa e atividades de escrita, desenho e pintura. Com base nos Temas Contemporâneos Transversais, no componente curricular de ciências, foi trabalhada a unidade temática “Vida e evolução”, tendo como objeto do conhecimento a “Saúde Pública”. Segundo a docente, os objetivos das ações desenvolvidas foram aprender sobre os aspectos gerais da dengue como o ciclo de vida do aedes aegypti, como acontece a transmissão do vírus, sintomas e formas de tratamento e conhecer o agente etiológico e formas de prevenção da doença.

Já em Boa Vista, a escola da comunidade, a EMEIEF Regina Alves Dutra, fez sua parte para contribuir com a disseminação da informação, por meio do trabalho realizado pelo 6º ano e a professora de ciências. Com pesquisa, recorte e colagem, a meninada identificou o ciclo de vida do mosquito, os tipos de vírus da dengue, transmissão, sintomas,  tratamento, formas de prevenção e combate ao mosquito. Um lindo mural foi exposto para chamar atenção de todos que passarem por lá.

No bairro São Francisco, a professora de ciências da turma do 6º ano C, da EMEF Stanislaw Zucoloto, levou um panfleto para aula e foi feita a leitura e interpretação tanto da linguagem verbal quanto da não verbal, a partir daí, foi iniciado um momento de diálogo, levantando questões como “O que vocês fazem em casa para poder ajudar na prevenção e combate a dengue?”. Segundo a docente, a turma foi bastante participativa, e as respostas bem válidas. “Percebi que eles já têm bastante consciência de que é preciso recolher garrafas vazias pelas ruas e quintais e jogar em lixo coberto. Citaram também que ajudam a família na limpeza da caixa d’água e retiram água dos pratinhos das plantas. Fiquei muito orgulhosa deles. Concluímos as atividades listando e comparando de forma escrita as ações que eles já fazem com as que conseguiram identificar no cartaz”, descreveu.

No vespertino da EMEF São Cristóvão, os 6º anos desenvolveram um lapbook com informações de combate à dengue, contendo os dados de casos no ES, as cidades em alerta devido aos casos, a história da dengue e seus mitos e verdades sobre a doença. Os 7º anos realizaram análises de gráficos e comparativos de pessoas infectadas no país no ano de 2023 e 2024 até o momento. Por fim, os alunos legendaram um mapa temático da dengue no Brasil. Já os 8º e 9º anos fizeram estudos de textos jornalísticos, debates, análise de dados referentes à dengue e ao combate à doença no país. E para consolidar todas as ações do turno matutino, um cartaz foi afixado, na escola, pelo 4º ano B, não deixando ninguém esquecer que “Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados”.

Na Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Bairro Altoé, a atividade proposta foi com a história de Filipa contra a dengue. Filipa é uma menina que encontra na rua um panfleto e nele há um xis vermelho sobre a palavra dengue, ela o leva para escola a fim de perguntar a sua professora detalhes sobre o assunto. O texto, que pode ser encontrado no blog da Professora Lisiê,  é um pretexto para os professores, a partir dele, criar e dar continuação à história, adaptando à realidade de suas turmas. Depois de tomarem conhecimento das ações necessárias para se proteger da dengue, os alunos cantaram uma paródia de Ciranda, Cirandinha. Que tal aprender com eles?!

“Crianças, criancinhas, vamos todos escutar

Vamos tomar cuidado para a dengue não pegar.

É da água limpa e parada que vem esse mosquito.

Ele nunca está contente

Por isso seu mosquito, faz favor de ir embora.

Não quero ficar doente, diga adeus e vá agora.”

EMEF DR. ADALTON SANTOS

EMEIEF FRANCISCO SECCHIM