Educação conclui 1º ciclo de formação continuada em serviço para professores de áreas específicas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), concluiu a oferta de formação para os professores do ensino fundamental anos finais, do mês de março, conforme estava previsto no Calendário Escolar.

Divididos por componentes curriculares, alguns grupos contemplaram também professores de áreas específicas dos anos iniciais como arte e língua inglesa. A coordenadora do Grupo de Formação Continuada em Serviço de Profissionais e Trabalhadores da Educação, sempre acompanhada da formadora da Seme, também professora de matemática da rede, acolheu os participantes e abordou a importância da lista de presença visando à coleta de dados para fins de certificação.

As formações totalizaram 60 horas de estudos para 115 professores da rede, atendendo-os em seus turnos de trabalho, com exceção de arte, que contou com a formação de música pela manhã, e ensino religioso e educação física, que estão previstas para acontecer em outro momento.

Segundo a  coordenadora do Grupo de Formação Continuada em Serviço de Profissionais e Trabalhadores da Educação, a Seme com a parceria de peso do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia  na realização do ciclo de formação, tanto com a atuação de seus professores quanto com a cessão de seus laboratórios.

MATEMÁTICA

O primeiro grupo a se capacitar foi o dos professores de matemática, na sexta-feira (08).  Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a formadora, também professora de matemática da rede e membro da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais, destacou a contribuição das mulheres na matemática. Ela apresentou uma pauta da formação, que incluiu temas como o fortalecimento da aprendizagem, os resultados da avaliação diagnóstica e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2023, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), o Plano de Ensino e o uso da plataforma do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (SAEV) para o ano de 2024.  Durante a formação, os professores discutiram ainda sobre a importância do pensamento matemático.

CIÊNCIAS

Na terça-feira (12), no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia do Ifes campus Nova Venécia, o professor Gustavo Tavares Martins ministrou a formação para professores de ciências da rede. Dividido em dois momentos, no primeiro, os professores se apresentaram e deram as boas-vindas aos colegas novos  na rede, compartilhando suas experiências profissionais. Em seguida, Gustavo abordou o planejamento para 2024 e analisou o Plano de Ensino do mesmo ano, com preocupação em manter a ordem dos conteúdos de acordo com as avaliações externas.

Durante a formação, foram discutidas reflexões sobre habilidades e competências, com ênfase em despertá-las nos alunos por meio de clubes (como de Ciências e Física) e sua importância para as feiras de ciências, destacou também a importância do professor como pesquisador e investigador, além de abordar dinâmicas de aula e objetivos, mencionando uma atividade da revista “Genética na Escola”. Outro ponto abordado foi o conceito de sala de aula invertida como uma metodologia ativa, ressaltando a importância de aulas dinâmicas para atender a todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência e/ou transtornos, além de como trabalhar o estímulo positivo.

HISTÓRIA

A formação dos professores de história da rede ocorreu na quarta-feira (13), no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia do Ifes Nova Venécia, onde o professor André Luiz Bis Pirola, com a Coordenação do Grupo de Formação Continuada em Serviço da Seme, fez o acolhimento dos cursistas e apresentou a temática da pauta: Planejamento para o ano de 2024 e a dinâmica das formações de história. Em seguida, houve uma reorganização dos objetos de conhecimento/conteúdos e das habilidades no Plano de Ensino de História, com muita troca de experiências entre os participantes. O professor Pirola trouxe reflexões sobre a história no contexto geral, nacional e local, destacando os pontos de interligação entre eles. Ele discutiu as linhas diacrônicas (sucessão), sincrônica (simultaneidade) e de mudança e permanência na história, resultando na construção de uma tabela, distribuindo os conteúdos de 6º ao 9ª ano do ensino fundamental, no âmbito da história geral, do Brasil, capixaba e de Nova Venécia.

LÍNGUA INGLESA

No auditório da Seme, na quinta-feira (14), a coordenadora do Grupo de Formação Continuada em Serviço da Seme, Eglieni Trevezani, foi a formadora que conduziu a capacitação com os professores de língua inglesa do ensino fundamental dos anos iniciais e finais. Assim como os demais componentes curriculares, em língua inglesa  também foi tratado sobre o Planejamento 2024 e a dinâmica das próximas formações. Os participantes reorganizaram os objetos de conhecimento/conteúdos e as habilidades no Plano de Ensino de Língua Inglesa, com trocas de experiências. Os professores também fizeram sugestões e propostas de temáticas para a formação, como metodologias diferenciadas e estratégias para trabalhar com alunos do público-alvo da Educação Especial e com transtornos e dificuldades de aprendizagem.

ARTE

Na última segunda-feira (18), os professores de arte do ensino fundamental anos iniciais e finais participaram, na Sala de Música do Ifes Nova Venécia, da formação ministrada por Ademir Adeodato, professor de música do Instituto.

A formação foi iniciada relembrando algumas práticas de ensino da música vistas em encontros anteriores, e os professores tocaram a música “Saber viver” sob a orientação dos instrumentos, batidas e ritmo com o professor Ademir. Em arte, o Planejamento 2024 e a dinâmica das próximas formações também foram discutidos. Houve uma reflexão sobre a importância do ensino de arte para o desenvolvimento dos alunos e da sociedade. Os participantes reorganizaram os objetos de conhecimento/conteúdos e as habilidades no Plano de Ensino com base em trocas de experiências.

LÍNGUA  PORTUGUESA 

A formação para professores de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais, conduzida pela formadora da Seme, Ingrid Galvão da Silva Morais, aconteceu no auditório da Seme, também na segunda-feira (18).

Durante a formação, os professores foram acolhidos pela coordenadora do Grupo de Formação Continuada em Serviço de Profissionais e Trabalhadores da Educação, e a professora Ingrid iniciou os trabalhos com uma dinâmica sobre o bullying e uma reflexão sobre a laborterapia, que trabalha os sentimentos socioafetivos dos alunos. Também foi realizado um diálogo sobre as turmas de cada professor, o processo de ensino-aprendizagem e estratégias para trabalhar com alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiências e transtornos.

Temas como o fortalecimento da aprendizagem, os resultados da avaliação diagnóstica e do PAEBES 2023, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e o Plano de Ensino para o ano de 2024 foram abordados, e  Ingrid explicou as atribuições do fortalecimento da aprendizagem da Seme e das escolas, além de detalhar o funcionamento da plataforma do SAEV, mostrando resultados em tempo real.

GEOGRAFIA

Encerrando as formações do mês de março, no dia (21), os professores de geografia da rede, no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG), ligado ao Programa de Fomento à Formação para o Trabalho, Educação e Cidadania (PROFTEC) do Ifes de Nova Venécia, participaram da formação conduzida pelo pelo professor do Instituto, Hedeone Heidman da Silva.

O momento formativo teve início com as boas-vindas dadas pela coordenadora do Grupo de Formação Continuada em Serviço dos Profissionais Trabalhadores da educação. Hedeone abordou o tema “Planejamento e Trabalho Docente”, por meio da reflexão de uma tirinha sobre “vida de professor”, provocando assim uma tempestade de ideias para introdução do conteúdo na formação. Discutiu ainda a análise do trabalho docente, considerando as relações entre as condições subjetivas – formação do professor – e as condições objetivas, entendidas como as condições efetivas de trabalho. Ele enfatizou a importância da autonomia do professor e da mediação na prática educativa.

O professor destacou que o planejamento do ensino implica em uma ação refletida, com o professor elaborando uma reflexão permanente de sua prática educativa. “Planejar é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo e sobre o que aconteceu”, afirmou Heidman.

Hedeone finalizou sua participação com um fragmento de texto de Paulo Freire, enfatizando a importância da educação na transformação da sociedade. Após o diálogo sobre o assunto, os professores realizaram uma análise e realinhamento dos conteúdos/objetos de conhecimento e habilidades do Plano de Ensino de Geografia para 2024, um momento importante para o direcionamento dos docentes.

Ascom | PMNV