Undime-ES é representada por Nova Venécia em encontro de Conselhos Municipais de Educação

A  Prefeitura de Nova Venécia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, representou a União de Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES) por meio da presença da secretária municipal de educação, que exerce o cargo de secretária de articulação da entidade, no VII Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais do Espírito Santo (UNCME-ES), no município de Aracruz. O evento teve início na tarde da última  quarta-feira, 19, e segue até hoje.

A temática deste ano é “A Articulação dos Conselhos da Educação instrumentalizando e garantindo o estado democrático de direito”. Na abertura, os convidados prestigiaram apresentações culturais, entre elas a projeção do curta-metragem capixaba “Garantia do estado democrático de direito”, produzido em São Paulo e dirigido pelo jornalista, historiador e presidente da UNCME-ES, Júlio César A. dos Santos.

Representantes de vários conselhos municipais de educação do estado estiveram presentes. A secretária municipal de educação de Nova Venécia fez a acolhida aos participantes em nome da Undime, representando a presidente da instituição no estado, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, e palestrou com o tema “Regime de colaboração entre os entes federativos incumbidos pelo controle social.

Em sua fala, a palestrante pontuou que regime de colaboração é tudo aquilo que União, Estados e Municípios fazem juntos para garantir a oferta do ensino obrigatório, na  educação infantil, ensino fundamental e médio.

“Temos um conjunto de ações que podemos fazer para o desenvolvimento da educação no nosso país. Projetos, programas, ações, parcerias, repasse de recursos, compartilhamento de espaço físico, destinação de equipamentos, avaliação, formação são algumas delas”, ponderou.

Da esquerda para direita, a secretária de articulação representando a presidente da Undime/ES no Encontro de Conselhos Municipais de Educação, que aconteceu no município de Aracruz.